A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) emitiu um alerta à população para possíveis tentativas de golpe. Criminosos, se passando por servidores públicos, têm visitado residências pedindo cópias de documentos pessoais e senhas de cartões de benefício. A Semdes orienta que os moradores redobrem a atenção e não compartilhem informações sem confirmar a identidade dos agentes.
A diretora de Proteção Social Básica da Semdes, Filomena Menezes, esclarece que a secretaria está fazendo visitas domiciliares para famílias unipessoais, compostas apenas por uma pessoa. ”Mas essa visita é feita quando o usuário vai até a unidade da Assistência Social fazer inclusão ou atualização no Cadastro Único, e os técnicos informam que posteriormente farão o cadastro em domicílio para confirmar as informações”, explicou.
Com a lei Nº 15.077 /2024, ficou determinado que para inclusão ou manutenção de famílias unipessoais em benefícios ou programas de transferência de renda federais, que utilizem o Cadastro Único, é preciso fazer a entrevista para coleta de dados, no domicílio do indivíduo. Por isso, quem estiver no perfil de família unipessoal, deve procurar uma unidade da Assistência Social mais próxima da sua casa, que pode ser nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas Unidades Descentralizadas da Assistência Social(Udas) na Serraria e Centro, e no Cadastro Único Benedito Bentes.
A Semdes ainda reforça que os cadastradores estão sempre identificados com fardamento. “Na dúvida, não repassem seus dados pessoais, e podem entrar em contato com a Semdes ou procurar uma unidade da Assistência Social mais perto de casa”, disse a diretora.
Para mais informações sobre os serviços ofertados pela Assistência Social à população, os interessados podem entrar em contato pelo (82) 3312-5900, das 8h às 14h. A Semdes funciona na Avenida Comendador Leão, 1383, Poço.
O site da Prefeitura de Maceió também oferece informações da Semdes e de outras secretarias.