Todos os indícios neste momento na política alagoana levam para um caminho que deve agitar as eleições em 2026. Depois dos últimos pleitos, o Estado deverá ter uma disputa acirrada para o governo, colocando frente a frente Renan Filho e JHC em uma campanha que promete ser uma das mais fortes pelo Brasil. Renan vê o prefeito de Maceió crescer nas pesquisas e sabe que precisa “mergulhar de cabeça” para cuidar do território controlado pelo MDB desde 2015.
A nova versão de Renan Filho, ministro dos transportes, garantiu uma grande projeção para o senador alagoano, licenciado para ajudar o presidente Lula. Em meio ao trabalho como ministro, Renan adota o tom e diz para Lula que deverá sair do governo até 2026, segundo a revista Isto É.
Com essa sinalização, o grupo emedebista em Alagoas já deve iniciar uma série de articulações com as bases espalhadas pelo interior para alavancar a pré-candidatura de Renan Filho.
Com MDB e PT juntos, existe também a possibilidade de o PSD ser ainda mais fiel ao grupo de Renan com o partido indo parar nas mãos do governador Paulo Dantas.
Se Renan conta com a força da máquina do Estado, a maioria absoluta dos prefeitos e dos deputados estaduais e federais, JHC terá inúmeras dificuldades para garantir mais apoio, além do deputado federal Arthur Lira e da maioria absoluta dos vereadores de Maceió.