O município de Piaçabuçu, no interior de Alagoas, terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito. A determinação foi proferida nesta terça-feira (08) pelo juiz Lucas Lopes Dória Ferreira, da 13ª Zona Eleitoral de Penedo. Mas a data do novo pleito ainda não foi definida.
A realização de uma nova eleição ocorre após a Justiça Eleitoral cassar, em março deste ano, os mandatos do prefeito Rymes Marinho Lessa (MDB) e do vice-prefeito Carlos Ronalsa Beltrão Coelho da Paz (PSD).
A decisão de cassação foi motivada pela distribuição gratuita, com recursos da prefeitura, de uma grande quantidade de bens durante a Semana Santa: 45 toneladas de cestas básicas, 30 toneladas de alimentos e sete mil ovos de páscoa. A Justiça Eleitoral considerou a conduta como abuso de poder político, prática vedada em ano eleitoral.
Na decisão anterior, proferida no mês de março, o prefeito, o vice-prefeito e o ex-prefeito Djalma Beltrão (Republicanos) também haviam sido declarados inelegíveis para os próximos oito anos, além de terem sido condenados ao pagamento de uma multa de 20 mil reais cada um. No entanto, a Justiça Eleitoral reconsiderou este ponto, mantendo apenas a penalidade financeira para os três envolvidos.