Ogoveno de Alagoas anunciou, nesta segunda-feira (30), o adiamento do início do São João, previsto para acontecer a partir do dia 1º de junho em 15 cidades, incluindo a capital. Agora, as festividades juninas devem iniciar no dia 4 de junho.
A decisão foi divulgada pelo governador Paulo Dantas através das redes sociais. Ele explicou que a decisão considerou a previsão do tempo para os próximos dias.
O gestor disse que foi informado pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos de Alagoas que haverão chuvas fortes no estado até o dia 4 de junho, quando será realizada uma nova análise da previsão.
Alagoas já registrou deslizamentos, enchentes e inundações causados pelas fortes chuvas que atingem o estados nos últimos dias.
De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil do estado nesta segunda (30), o número de desabrigados e desalojados em Alagoas subiu para 18.120.
“Vamos focar todos esforços em amparar as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas. Nos preocupamos com as pessoas e não vamos parar de trabalhar em prol delas”, disse Dantas.
Sete municípios também canceleram o São João
Na última semana, os municípios de Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos, Feliz Deserto, Roteiro e Santa Luzia do Norte anunciaram o cancelamento das festividades juninas devido às chuvas.
Nesta segunda (30), as prefeituras de Rio Largo e Arapiraca também cancelaram as festas de São João.
O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) recomendou que a prefeitura de Maceió cancele as festas juninas. O órgão também orientou à Prefeitura de Porto Calvo que os festejos juninos sejam cancelados. O motivo, segundo o promotor de Justiça Rodrigo Soares, é a situação de emergência decretada nas cidades.