OInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou mais três alertas de chuva no leste e sertão de Alagoas, sendo um amarelo e dois vermelhos. Os avisos tiveram inicio nesta segunda-feira (30) e valem até terça (31).
Um dos alertas vermelhos, que indicam grande perigo, é voltado para o leste do estado e prevê chuva intensa entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
O outro alerta vermelho prevê que chova entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h no leste e sertão alagoanos. Nesse caso, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, tem previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. De acordo com o Insituto, o sertão alagoano deve ser afetado.
Recomendações
Como recomendações, o Inmet orienta evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas ecostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet explica que não é recomendado se procurar abrigos embaixo de árvores pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, em caso de situação de inundação ou similar, a orientação é proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
A Defesa Civil de Alagoas pode ser acionada pelo telefone 199 em caso de emergência. O telefone do Corpo de Bombeiros é 193.
Chuva deve dar trégua depois desta terça (31)
O informe metereológico do dia 31 de maio ao dia 15 de junho, divulgado pelo Inmet nesta segunda (30), prevê trégua das chuvas no estado.
Do dia 31 de maio ao dia 3 de junho, são previstos acumulados de chuvas nos próximos dias no norte do Maranhão e do Piauí, além do sudoeste do Ceará, com valores variando entre 50 e 80 mm. Na costa leste da região, os acumulados de chuvas não devem ultrapassar os 40 mm. Nas demais áreas, são previstas poucas chuvas, não ultrapassando os 10 mm.
Já do dia 7 a 15 de junho, são previstos maiores acumulados de chuva de até 80 mm, no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, bem como sobre a costa leste da região, desde o Rio Grande do Norte até o nordeste da Bahia. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 50 mm.