Ogovernador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que não há chance de acontecer uma tragédia semelhante à que ocorreu em 2010, quando várias cidades do estado sofreram com inundações. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa ocorrida nesta quarta-feira (25). (Assita o vídeo abaixo)
“O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil afirmam que não há risco de acontecer um desastre como aconteceu em 2010”, garantiu Dantas.
A afirmação de Dantas contraria o aviso fornecido na última sexta (20), quando o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, alertou sobre as chuvas previstas para aquele fim de semana.
O chefe do executivo estadual informou que esteve reunido, na tarde desta quarta (25), com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o comandante da Polícia Militar (PM/AL), a coordenação da Defesa Civil, os secretários de Saúde, de Segurança, de Trasporte e Desenvolvimento Econômico, e também com secretários de todas as prefeituras do estado.
Segundo o governador, os municípios devem enviar ao estado uma relação contendo as principais necessidades.
Dantas ainda afirmou que há um número expressivo de pessoas desabrigadas, especialmente nos municípios de Rio Largo, Coruripe e Feliz Deserto.
Segundo a prefeitura de Rio Largo, cerca de 60 famílias estão desabrigadas e estão sendo encaminhadas para escolas públicas da cidade, como a escola municipal Manoel Soares de Souza. As equipes da Defesa Civil estão nas ruas auxiliando as famílias.
O governador também expressou procupação com as regiões próximas aos rios Mundaú, Jacuípe e Paraíba.
Dantas também destacou os prejuízos à infraestrutura, como danos em estradas, rodovias, barragens, como as de Girau do Ponciano e de Lagoa da Canoa, e pontes, com as de Limoeiro de Anadia, de Piaçabuçu e de Penedo.
Segundo o gestor, o estado está preparado para investir em infraesturutra e fornecer serviço de saúde necessário.
Decreto de emergência
O governador Paulo Dantas informou que irá assinar um decreto de emergência para dar celeridade no fornecimento de auxílios como cestas nutricionais, colchões, cobertores e preparação de abrigos para a população.
“Objetivo é dimiuir a burocracia e fazer com que a ajuda chegue de forma mais rápida”, disse.
O gestor afirmou qeu está em contato com governo federal para que o decreto de emergência seja reconhecido.
Orientações
De acordo com a Defesa Civil, são esperadas fortes chuvas para noite desta quarta (25).
Como recomendações, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas ecostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet explica que não é recomendado se procurar abrigos embaixo de árvores pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, em caso de situação de inundação ou similar, a orientação é proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Mais informações podem ser solicitadas à Defesa Civil, através do número 199, e ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.
Clique aqui e assista ao vídeo.