Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (22), a equipe médica do Hospital Primavera, onde a vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, está internada a 12 dias, concederam uma entrevista coletiva para esclarecer o quadro da cantora.
Paulinha foi hospitalizada no dia 11 de fevereiro, em Aracaju, e se encontra em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela foi transferida de outra unidade hospitalar para o Hospital Primavera na última quinta-feira (17) e, de acordo com os médicos, já se encontrava com disfunção renal e hepática e em coma profundo.
Os médicos esclareceram que o uso abusivo de diuréticos pode levar a lesão renal, mas nenhum exame comprova lesão prévia ou lesão crônica.
Devido aos problemas renais, a cantora precisou ser submetida à diálise, um procedimento que consiste em remover as substâncias tóxicas que ficam retidas no organismo quando os rins deixam de funcionar adequadamente. Com a função dos rins comprometida, a cantora acabou desenvolvendo também quadro de anemia.
O corpo médico esclareceu que Paulinha está no grau 3 da escala de Gasglow, que classifica os estágios de coma entre grau 1, considerado leve; grau 2, considerado moderado; grau 3, considerado profundo; e grau 4, considerado irreversível.
Entretanto, os profissionais também esclareceram que é falsa a informação de que o coma teria sido causado por uma bactéria e descartam evidências de morte encefálica.