Coronavac já pode ser aplicada em crianças em Alagoas. Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou nota técnica orientando os municípios sobre como realizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com o imunizante do Butantan.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes no dia 21 de janeiro. A dose é a mesma aplicada em adultos, diferente da vacina da Pfizer, que utiiza uma dose pediátrica.
Segundo a Sesau, a nota técnica foi elaborada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), através da Gerência de Vigilância e Controle de Doenças transmissíveis (GVCDT) e pela Assessoria Técnica de Doenças Imunopreveníveis e Vacinação (ATI).
A nota determina que a vacinação de crianças e adolescentes deve ser realizada em locais específicos e separados da vacinação de adultos. O ambiente precisa ser acolhedor e seguro.
Caso não seja possível contar com essa estrutura, deve-se adotar medidas para que não ocorram erros de vacinação. Erros pragmáticos, segue e nota, são os “maiores eventos adversos que têm ocorrido nos diversos países em que se iniciaram a imunização em crianças”.
A aplicação da Coronavac em crianças não será adminsitrada junto a outras vacinas. É preciso um intervalo mínimo de 15 dias. Os profissionais devem explicar aos pais ou responsáveis sobre os sintomas locais esperados e mostrar a seringa antes e depois da aplicação da dose.
Os centros, postos de saúde e hospitais infantis devem ficar atendos para atender e captar eventuais efeitos adversos pós-vacinação nas crianças. Os municípios devem criar um programa de monitoramento.
Os municípios também não podem aplicar a Coronavac e a vacina pediátrica da Pfizer nos mesmos locais, para evitar confusões, já que os frascos são semelhantes.
A distribuição das doses será realizada por meio de pedido das prefeituras.
Procurada pela reportagem do Acta, a Prefeitura de Maceió informou que o quantitativo de doses disponíveis da vacina pediátrica da Pfizer tem atendido à procura do público pela imunização infantil. Nesse momento, Maceió seguirá aplicando apenas o imunizante da Pfizer para o público de 5 a 11 anos.