Um instutor de tiro foi peça fundamental para que o assalto com reféns em uma farmácia em Maceió, na manhã desta terça-feira (19), terminasse sem vítimas. O suspeito foi preso sem que nenhum tiro, nem da parte dele nem da polícia, fosse disparado.
Robson José é instrutor de tiro da Guarda Municipal de São Miguel dos Campos. Ao Acta, ele contou que é cliente da farmácia, localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, e que percebeu que havia alguma coisa errada ao chegar ao local com sua esposa.
“Ao chegar na loja, percebi que estava vazia, o que não é normal porque ela nunca tem menos de 10 pessoas. Quando entrei não tinha ninguém. A gente da área de segurança sabe que tem coisa errada em condições como essa. Me abriguei, vi uma porta nos fundos e fui até ela. Foi quando vi o suspeito com uma arma na mão e com uma funcionária”, relata Robson.
Segundo a polícia, os reféns eram funcionários e clientes, que haviam sido trancados em uma sala nos fundos do estabelecimento.
O instrutor conta ainda que o criminoso percebeu que se tratava de um policial. “Saquei a arma e disse que ele ‘perdeu’. O suspeito insistiu e voltou para dentro. Nesse momento saí da farmácia, pedi para minha esposa procurar um local seguro e pedi para os populares chamarem a polícia”.
Pouco tempo depois, passaram pelo local duas viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que assumiram a ocorrência. Os militares negociaram com o criminoso, que se entregou e libertou os reféns.
“Meu treinamento ajudou em tudo. Cheguei agora de uma capacitação na Polônia a respeito justamente disso, da entrada em um local com reféns, sem disparos. Isso me deu o know how para não dar disparos e preservar a vida dos reféns”, conclui Robson José.
A prisão
O nome do preso não foi divulgado. A polícia divulgou na tarde desta terça os materiais que foram apreendidos com ele: revólver cal. 22, munição cal. 22 intacta, R$ 2.889,95 em dinheiro, um desodorante, um sabonete líquido e um celular.
Ele foi levado para a Central de Flagrantes, onde foi autuado em flagrante por roubo com emprego de arma de fogo.

Veja a entrevista na íntegra