O prefeito JHC continua sem um líder na Câmara de Maceió. E parece que deve continuar assim por mais algumas semanas. Desde que a nova Legislatura iniciou os trabalhos em fevereiro, o prefeito não indicou o nome para assumir a função. E não foi por falta de opções. É uma decisão que cabe exclusivamente ao prefeito que, por enquanto, não dá a devida atenção ao assunto.
Os vereadores Samyr Malta (Podemos) e Galba Netto (PL) são cotados nos bastidores da Câmara como possíveis candidatos a assumir a liderança do prefeito na Casa. Samyr já esteve mais próximo de ser oficializado, mas a indicação ‘esfriou’ depois que o prefeito JHC optou por dar prioridade à articulação política para tentar emplacar a tia, procuradora de justiça Marluce Caldas, como ministra do STJ.
Galba Netto segue de olho na função e tem procurado defender as ações da Prefeitura durante as sessões na Câmara, elogiando a atuação do prefeito e as entregas de obras na cidade.
Na prática, o líder do prefeito é uma espécie de porta-voz da Prefeitura, além de ser um elo entre os vereadores e o chefe do executivo Municipal. Além disso, cabe ao líder sempre rebater as críticas direcionadas pela oposição ao gestor.
Por enquanto, na oposição, o vereador Rui Palmeira (PSD) critica a ausência de JHC em Maceió e os problemas da educação do município com a precariedade na estrutura de escolas. Sem líder, em muitas oportunidades as críticas não são rebatidas pelos vereadores da base aliada, o que mostra claramente a ausência do líder do prefeito.