- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomePolíciaOperação na zona rural de Arapiraca flagra caça ilegal e cativeiro de...

Operação na zona rural de Arapiraca flagra caça ilegal e cativeiro de pássaros no Povoado Taboquinha

Suspeito armado fugiu pela mata e não foi localizado; já responsável pelos animais responderá em liberdade

Durante patrulhamento ambiental realizado nessa terça-feira (8) na zona rural de Arapiraca, no Povoado Taboquinha, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu uma arma de fogo e resgatou aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro. Um dos suspeitos conseguiu fugir pela mata e não foi localizado. Já o responsável pelos pássaros foi autuado e responderá em liberdade.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe realizava uma ação de fiscalização ambiental quando avistou um homem portando uma espingarda artesanal calibre .36. Ao perceber a aproximação da guarnição, o suspeito abandonou a arma e fugiu em direção à vegetação. Foram feitas buscas na área, mas ele não foi encontrado. A arma foi recolhida e encaminhada à Central de Polícia Civil de Arapiraca, em conformidade com o Estatuto do Desarmamento.

Na mesma ação, os policiais flagraram diversas gaiolas penduradas no alpendre de uma residência. Ao ser questionado, o morador de 46 anos admitiu não possuir autorização para criação das aves silvestres. No local foram resgatados sete pássaros: quatro papa-capins, dois azulões e um “Jesus-meu-Deus”. Uma das aves tinha anilha de identificação, mas o homem não apresentou a documentação exigida.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base na Lei de Crimes Ambientais. O responsável deverá comparecer à Justiça quando intimado, mas poderá responder em liberdade.

Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberão cuidados veterinários e passarão por processo de reabilitação para possível reintegração ao habitat natural.

As autoridades reforçam que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas.

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais