- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeGeralConflito escala e Irã lança mísseis em direção a Israel
- Publicidade -spot_img

Conflito escala e Irã lança mísseis em direção a Israel

- Publicidade -spot_img

[ad_1]

Irã prometeu vingança após Israel atacar instalações nucleares do país e assassinar líderes militares iranianos.

Conflito escala e Irã lança mísseis em direção a Israel

Irá atacou diversos pontos de Israel. FOTO: reprodução

Conforme prometido por autoridades, o Irã iniciou uma resposta aos ataques de Israel e lançou mísseis balísticos contra o território israelense. A informação foi divulgada pela mídia estatal do país, nesta sexta-feira (13/6).

Escalada

Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foram instalações nucleares do país, assim como locais onde estavam líderes militares e cientistas nucleares.

Ao longo da semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.

O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.

Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones contra o território de Israel.

Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) também confirmaram o ataque sobre todo o território do israelense. Segundo os militares, o sistema de defesa aéreo do país foi ativado para tentar interceptar os projéteis. Os alvos, segundo o Irã, são centros militares e bases aéreas israelenses.

Após o início do ataque iraniano, imagens registraram o momento em que o Domo de Ferro de Israel foi ativado. Mísseis foram vistos na capital do país, Tel Aviv.

Segundo a mídia estatal iraniana, e a emissora israelense Canal 13, a ofensiva iraniana, classificada de Operação Verdadeira Promessa 3, atingiu o Ministério da Guerra de Israel. A informação ainda não foi confirmada pelo governo de Israel.

À mídia israelense, o chefe dos serviços de emergência de Israel, Eli Bin, confirmou que ao menos sete pessoas ficaram “moderadamente feridas” após o ataque.

Uma possível retaliação iraniana já vinha sendo ventilada após o país ser atacado. Em um pronunciamento na manhã desta sexta-feira, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que era preciso dar uma “resposta firme” ao ataque israelense.

“Hoje, precisamos dar uma resposta firme à entidade sionista maligna [Israel], desprezível e terrorista”, disse Khamenei antes da onda de mísseis lançadas contra Israel. “Se Deus quiser, responderemos com força e não teremos misericórdia com eles.”

Mais cedo, drones iranianos já haviam sido lançados contra Israel, mas sem provocar grandes danos.

FONTE: Metrópoles

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



[ad_2]

Fonte: Acta

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais