Depois do famoso acordão em Brasília e da aproximação entre o prefeito JHC (PL) e o grupo político dos Calheiros, muitos eleitores da direita entendem que JHC não pode ser mais considerado como o líder da oposição em Alagoas. A ideia sempre foi reforçada por conta da postura do prefeito de Maceió que sempre se comportou como um dos líderes anti-calheirista no Estado.
Decepcionado com JHC, o eleitor mira outros nomes e enxergam o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) como um líder – de fato, da oposição. Gaspar tem feito um mandato de destaque no Congresso Nacional e criticado a gestão do governador Paulo Dantas, principalmente na área da segurança pública.
As constantes críticas do deputado bolsonarista tem incomodado o governador. No domingo (20), Paulo Dantas deu uma resposta anunciando investimento milionário, fortalecendo a segurança pública em mais de R$ 50 milhões. Na solenidade, inclusive, o governador rebateu as críticas sofridas pela oposição.
Alfredo Gaspar tem como forte aliado o perfil “independente” que ele reforçou ao longo dos anos perante o eleitorado alagoano. A trajetória dele como procurador-geral de Justiça no Ministério Público e os anos realizando um trabalho combativo à frente da Secretaria de Segurança Pública justificam a reputação do deputado alagoano.
Além disso, mesmo sendo candidato à prefeito pelo MDB em 2020 com o apoio dos Calheiros, Alfredo não tem a alta rejeição em Maceió, o que lhe garante boa presença entre os eleitores da capital.
Questionado sobre se é candidato à disputa majoritária, Alfredo deixou claro em algumas oportunidades que vai seguir para tentar a reeleição, pelo União Brasil, e por ora, descarta concorrer ao mandato ao executivo.