Maceió foi palco, neste domingo (3), de um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), integrando uma mobilização nacional que ocorre simultaneamente em 62 cidades brasileiras. A concentração aconteceu no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, e reuniu apoiadores que pediram a anistia de Bolsonaro, além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A manifestação em Alagoas foi organizada pelo Movimento Brasil (MBR), que tem ganhado destaque como articulador da oposição ao governo federal, com apoio de parlamentares estaduais e federais. Entre os presentes estiveram o deputado federal Fábio Costa e o vereador por Maceió, Leonardo Dias.
As manifestações ocorrem em meio ao agravamento da situação judicial de Bolsonaro. O ex-presidente é réu por suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022, após a derrota nas urnas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.
Devido às medidas cautelares impostas pelo Supremo, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de circulação aos fins de semana, Bolsonaro não pôde participar presencialmente de nenhum dos atos convocados.
A pauta defendida pelos manifestantes inclui a concessão de anistia a Bolsonaro e a outros réus envolvidos na tentativa de ruptura institucional, incluindo os condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, em Brasília.