Jogando fora de casa, o ASA derrotou o Penedense por 1 a 0 neste domingo (13), no Estádio Alfredo Leahy, em Penedo, e garantiu a classificação antecipada para a próxima fase da Série D. A vitória pela 12ª rodada foi construída com gol do zagueiro Thiago Papel e uma defesa crucial de pênalti do goleiro Matheus Vinícius.
O único gol da partida saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Bigode, Marcelo Toscano desviou, o goleiro espalmou e, no rebote, Thiago Papel apareceu livre para empurrar para as redes, colocando o time de Arapiraca na frente.
A equipe da casa teve a grande chance de empatar na segunda etapa, quando Miqueias foi derrubado pelo goleiro Matheus Vinícius dentro da área, aos 13 minutos. O árbitro assinalou a penalidade, mas o próprio Miqueias cobrou mal e viu Matheus defender com segurança. Na sequência, Wanderson quase empatou em chute perigoso que passou rente à trave.
Com a vantagem no placar, o ASA passou a controlar melhor o jogo e ainda teve chances de ampliar com Will, mas preferiu administrar a vantagem até o apito final. Já o Penedense, mesmo com maior volume na etapa complementar, esbarrou na falta de criatividade e não conseguiu balançar as redes.
Situação na tabela
Com mais esse triunfo, o ASA alcança os 27 pontos e se isola ainda mais na liderança do Grupo A4, garantindo vaga na segunda fase com duas rodadas de antecedência. Do outro lado, o Penedense permanece na lanterna da chave, com apenas 4 pontos, praticamente sem chances de classificação.
Próximo adversário
Na próxima fase, o ASA enfrentará um clube do Grupo A3, e o cruzamento mais provável no momento é contra o Santa Cruz de Natal, atual 4º colocado daquela chave com 16 pontos.
Agenda da próxima rodada
• ASA: visita o Jequiá, no domingo, às 16h, no Estádio Waldomirão.
• Penedense: recebe o União-TO, também no domingo, às 16h, em Penedo