Já estão em Paris as 120 obras dos 23 artesãos alagoanos escolhidos pelo Programa Alagoas Feito à Mão para representar o Brasil nos três eventos que vão acontecer na Paris Design Week 2025. O evento ocorrerá de 4 a 8 de setembro.
Durante o coquetel de apresentação do catálogo da exposição ‘Caboco + Alagoas Feita à Mão’, na segunda-feira (25), foram apresentados os detalhes da semana na capital francesa à imprensa e às autoridades.
O governador Paulo Dantas foi representado pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas e pelo secretário de Estado de Relações Internacionais, Julio Cezar. Já o prefeito Jorge Dantas (Pão de Açúcar) representou os prefeitos dos municípios cujos artesãos terão suas obras expostas em Paris.
O secretário Júlio Cezar abriu o evento destacando o momento histórico vivenciado pelo estado.
“Alagoas vai brilhar. Nossa participação em Paris, conforme a programação elaborada pelo curador Marco Pulchério, começará com exposição na Embaixada do Brasil, onde nós vamos apresentar a obra doada pela mestra Sil (uma árvore, uma jaqueira, com os meninos soltando pipa). Vamos ter também a exposição Amuleto, que é organizada pela Apex-Brasil, dentro da feira Maison & Objet. E um estande onde vamos apresentar as obras dos artesãos alagoanos, para um público estimado de 70 mil visitantes, onde vão estar reunidas mais de 2.500 marcas, seguidas por mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo todo, com gente de 180 a 190 países visitando a feira”, detalhou o secretário Júlio Cezar.
O tamanho do evento na cidade luz e a oportunidade de ver suas obras nessa imensa vitrine fizeram brilhar os olhos dos artesãos alagoanos.
“Estou orgulhosa por saber que minha criação surgiu do barro e vai ser vista por todos em Paris. E falando por todos os artesãos que estão aqui, faço questão de agradecer ao governo de Alagoas pelo investimento em todos nós”, destacou mestra Sil, do município de Capela, bastante emocionada com a incumbência de falar em nome dos artesãos presentes. Com uma vida voltada ao artesanato, a secretária do Programa Alagoas Feito à Mão, Júlia Caroá, também se emocionou, ressaltando que sempre viveu de sua arte e, hoje, o artesão alagoano pode se orgulhar e caminhar firme, com a valorização daquilo que produz.
A secretária Paula Dantas encerrou a solenidade destacando o espírito coletivo do governo alagoano. “A integração entre as secretarias é fundamental porque o artesanato não é só cultura, é também desenvolvimento econômico, turismo, inclusão social e planejamento estratégico. Quando unimos forças, conseguimos valorizar a tradição, gerar renda para as famílias e projetar Alagoas no Brasil e no mundo. É essa atuação conjunta que dá ao artesanato a dimensão que ele merece”, afirmou a secretária.
O cantor e compositor alagoano Eliezer Setton, vestido com o vermelho, azul e branco, das bandeiras alagoana e francesa, homenageou os artesãos presentes. O secretário Júlio Cezar fez questão de citar, nominalmente, todos os 23 mestres que serão representados, por suas obras, em Paris. São eles: Adriana Siqueira, Sil e Nena (Capela); Amilton, Aberaldo, Boró Sandes, Clemilton, Irailda , Cicinho, Jailton, Jamile, Leonilson Arcanjo, Petrônio, eSalvinho (Pão de Açúcar), Associação Artesãs do Pontal de Coruripe, Cláudio da Capela (Pilar), Adailton, Ismael e Antônio (filhos de Dedé) e José Francisco Afranio (Lagoa da Canoa), Irineia (União dos Palmares); Chico Cigano(Batalha); Jason (Belo Monte); e Zezinho (Campo Alegre).
Fonte: Agência Alagoas