Equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram, na tarde deste sábado (6), uma sequência de resgates que evitou ao menos seis afogamentos na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Em um intervalo de menos de 30 minutos, os militares atenderam quatro ocorrências distintas, todas envolvendo adultos — e todas registradas em frente a placas que alertavam para o perigo no mar.
O primeiro caso aconteceu quando os guarda-vidas perceberam que um jovem tinha dificuldade para sair da água. “Estávamos em ronda preventiva e reposicionando as placas de aviso quando vimos que um rapaz não conseguia retornar para a areia. Ao chegar, constatamos que ele estava bastante cansado”, relatou o soldado Delgado, que participou da ação.
Minutos depois, dois banhistas que utilizavam pranchas de bodyboard também precisaram de auxílio para deixar o mar e foram retirados com segurança. Menos de cinco minutos após esse resgate, um casal entrou em situação de afogamento. “Ambos estavam muito cansados. O homem chegou a apresentar ânsia de vômito ao se agarrar ao flutuador que oferecemos e quase desmaiou, mas conseguimos estabilizá-lo”, explicou o militar.
No último caso, também registrado em intervalo inferior a cinco minutos, outro homem apresentou dificuldade para retornar à parte rasa e pediu ajuda aos guarda-vidas.
O subtenente J. Ilton, responsável pelo posto de guarda-vidas no dia, destacou que a maior parte das ocorrências poderia ser evitada caso os banhistas respeitassem a sinalização de risco instalada diariamente.
“Todos os dias colocamos placas nos pontos mais perigosos da praia, onde se formam correntes de retorno. Mesmo assim, muitas pessoas insistem em entrar no mar nesses locais, colocando a própria vida em risco”, alertou.
As seis vítimas, com idades entre 23 e 28 anos, receberam atendimento no local e não precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde.
COM/ASSESSORIA






