Mais dois homens foram presos neste domingo (29) suspeitos de integrar um grupo armado que assassinou um homem no município do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. O crime ocorreu na madrugada da última quinta-feira (26) e foi registrado por câmeras de segurança, que flagraram a ação de 17 criminosos. Até o momento, oito suspeitos foram capturados.
Segundo a Polícia Civil, os dois presos neste domingo foram localizados no próprio Pilar. Um deles, de 30 anos, foi encontrado em sua residência no bairro Pernambuco Novo. O outro, de 21 anos, foi detido no loteamento Manguaba. As prisões foram realizadas durante o cumprimento de mandados judiciais expedidos após investigação conduzida pela Comissão Especial da Polícia Civil, formada pelos delegados Sidney Tenório, Tacyane Ribeiro e Juliane Santos.
“A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e capturar outros envolvidos na ação criminosa”, afirmou o delegado Sidney Tenório.
Prisões anteriores
No mesmo dia do crime, a polícia já havia prendido dois suspeitos em Alagoas, ambos portando armas de fogo. A partir de denúncias anônimas, os serviços de inteligência descobriram que outros membros da quadrilha tentavam fugir para a Bahia. A Diretoria de Inteligência da PM de Alagoas acionou a Polícia Militar baiana, que localizou e prendeu quatro suspeitos no início da tarde de sábado (28). Os detidos serão transferidos de volta para Alagoas em uma aeronave do Grupamento Aéreo, onde responderão pelos crimes.
Disputa entre facções
De acordo com o delegado Sidney Tenório, diretor da Polícia Judiciária da Região 1, a principal hipótese é de que o homicídio esteja relacionado à disputa pelo tráfico de drogas. A vítima, identificada como José Silvio Araújo da Silva, seria integrante de uma facção rival e havia se mudado recentemente para o Pilar, com o objetivo de tomar o controle do comércio ilegal de entorpecentes na área. A retaliação teria sido cometida por um grupo que, segundo as investigações, possivelmente integra o Comando Vermelho.
O crime
Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que 17 homens, encapuzados e armados, caminharam pela Travessa São José, no Pilar. Sete deles invadiram uma casa e executaram o homem a tiros. O vídeo mostra o grupo avançando com os rostos cobertos, alguns correndo pela via. Dois suspeitos vestiam coletes. Um dos criminosos arrombou a porta da residência com um chute, entrando junto com outros seis. Do lado de fora, dois apontaram armas em direção à casa em frente, enquanto os demais seguiram até o fim da rua.
A Polícia Civil segue as diligências para identificar e prender o restante do grupo envolvido na execução.