- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMundoNetanyahu ordena ataques militares "imediatos e poderosos" em Gaza
- Publicidade -spot_img

Netanyahu ordena ataques militares “imediatos e poderosos” em Gaza

Primeiro-ministro israelense acusou o Hamas de desrespeitar cessar-fogo ao devolver restos mortais de reféns.

- Publicidade -spot_img

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou nesta terça-feira (28) que o Exército israelense realize ataques “imediatos e poderosos” em Gaza.

“Ao concluir as consultas de segurança, o primeiro-ministro Netanyahu instruiu o escalão militar a realizar ataques imediatos e poderosos na Faixa de Gaza”, afirmou o gabinete do premiê em um breve comunicado.

Um oficial militar disse que o Hamas atacou as tropas israelenses a leste da chamada linha amarela, que separa Gaza ocupada por Israel do restante do território.

O ministro da Defesa, Israel Katz, disse que o Hamas pagaria um “preço alto” pelo ataque aos soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) e prometeu que Israel responderia “com grande força”.

Mais cedo nesta terça-feira (28), o gabinete de Netanyahu afirmou que o Hamas está em “clara violação” do acordo de cessar-fogo em Gaza após devolver a Israel restos mortais que não pertenciam a nenhum dos 13 reféns que seguem desaparecidos no território palestino.

As FDI também divulgaram um vídeo de drone nesta terça-feira que mostra supostos agentes do Hamas enterrando um pano branco contendo um corpo na cidade de Gaza e depois encenando sua descoberta em frente à Cruz Vermelha.

No clipe de quase 15 minutos, três homens são vistos arrastando um pano branco para um terreno demolido perto de um prédio e cobrindo-o com terra. Momentos depois, funcionários da Cruz Vermelha chegam ao local enquanto o pano é retirado da terra.

Os militares israelenses afirmam que o Hamas “está tentando criar uma falsa impressão de esforços para localizar os corpos” dos reféns.

A CNN entrou em contato com o Hamas e a Cruz Vermelha para comentar.

Caças israelenses lançaram ataques contra a Cidade de Gaza nesta terça-feira (28), disseram testemunhas à agência Reuters, logo após Netanyahu ordenar a retomada da ofensiva.

Depois do anúncio, o braço armado do Hamas anunciou que vai adiar a entrega do corpo de um refém que foi recuperado no sul de Gaza nesta terça-feira devido às “violações” de Israel.

O grupo também alertou que qualquer escalada israelense “dificultaria as operações de busca e escavação e a recuperação dos corpos” dos reféns israelenses.

A previsão era de que o Hamas transferisse os restos do corpo de um refém para Israel através da Cruz Vermelha nesta terça-feira. O corpo foi desenterrado em Nuseirat, no centro de Gaza, entre os escombros de um edifício que foi alvo de uma operação de resgate de Israel em junho de 2024. Na época, a operação recuperou três reféns israelenses.

O Hamas disse na época que outros reféns foram mortos durante a operação, o que Israel e os Estados Unidos negaram.

A CNN geolocalizou as imagens da recuperação do corpo e confirmou que o local é mesmo edifício onde ocorreu a operação israelense.

O Ministério da Saúde palestino disse que mais de 270 palestinos foram mortos e centenas ficaram feridos como resultado da operação de resgate.

Fonte: CNN Brasil

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais