O influenciador digital Carlinhos Maia gerou polêmica ao realizar passeio de quadriciclo em áreas de desova de tartarugas marinhas em Alagoas, nesta quarta-feira (2). Após a repercussão negativa, o influenciador usou suas redes sociais para se desculpar, alegando desconhecimento sobre a proibição no local.
Em vídeos publicados no Instagram, Carlinhos Maia justificou que não havia sinalização indicando a área de preservação ambiental. “Eu não fazia ideia que era de preservação de tartaruga, não tinha nenhuma placa. Eu me hospedei agora, pela primeira vez, nessa casa de um amigo meu. Ninguém que trabalha na casa me falou absolutamente nada. Peço milhões de perdões. Nós não sabíamos, verdadeiramente”, afirmou.
A denúncia foi feita pelo Instituto Biota de Conservação Ambiental (Biota), que identificou rastros de pneus de quadriciclo nas praias entre Roteiro e Jequiá da Praia, locais de desova de tartarugas marinhas. O presidente do instituto, Bruno Stefanis, confirmou o crime e ressaltou que essa não foi a primeira vez que flagraram veículos desse porte na região.
A prática é considerada crime ambiental, devido aos impactos negativos na reprodução desses animais ameaçados de extinção. Carlinhos Maia também solicitou que os órgãos de proteção ambiental instalem placas sinalizadoras, alertando sobre a proibição de veículos na área.