A Prefeitura de Maceió voltou a ser alvo de críticas na Câmara de Maceió durante a sessão ordinária desta terça-feira (01). Oposição ao prefeito JHC, o vereador Rui Palmeira (PSD) cobrou do poder executivo, o pagamento de cerca de 50 funcionários do programa Criança Feliz, intitulado na capital como Criança Feliz/Programa Primeira Infância Cidadã.
Durante o pronunciamento, o vereador leu parte da nota de repúdio dos trabalhadores que durante dois meses não receberam o pagamento de salários, vale-transporte e do FGTS. “Nós do programa Primeira Infância/Criança Feliz manifestamos nosso profundo repúdio ao atraso do pagamento dos salários, vale- transporte e FGTS, que vem causando vários prejuízos e desrespeito aos funcionários”, diz parte da nota.
Rui explicou a situação dos trabalhadores e cobrou do município mais agilidade no pagamento dos salários desses profissionais. “Esses profissionais, são aproximadamente 50 pessoas, que somente ontem (segunda, dia 31 de março) receberam o vale-transporte que estava atrasado há dois meses. Quero aqui fazer um apelo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes): mais grave do que não pagar essas pessoas dentro do mês é não ter a previsibilidade, eles não sabem quando vão receber os seus salários”, disse o vereador Rui.
O vereador ainda pediu sensibilidade por parte do órgão municipal com os funcionários abandonados pelo poder público. “A gente faz um apelo à Secretaria que, pelo menos, informe a esses quase 50 profissionais quando eles irão receber os salários que, a gente espera, aconteça até o próximo sábado dia 5 de abril”.
Na manhã desta quarta-feira (02), o blog Com a Palavra solicitou as respostas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar. Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura não informou quando os pagamentos serão feitos.
Sobre o Programa
O Programa Criança Feliz tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, menores de 0 a 6 anos de idade e busca facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam, por meio de visitas aos domicílios com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Dois trabalhadores entraram em contato com o vereador Rui Palmeira pedindo apoio na denúncia para receber seus salários.
