- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMundoTrump se declara ‘presidente interino da Venezuela’ em publicação nas redes sociais
- Publicidade -spot_img

Trump se declara ‘presidente interino da Venezuela’ em publicação nas redes sociais

- Publicidade -spot_img

Publicação em que Trump se declara presidente interino da Venezuela acontece em meio a tensões após captura de Maduro.

O presidente Donald Trump publicou nas redes sociais, neste domingo (11), uma montagem da sua página da Wikipédia em que ele é intitulado “presidente interino da Venezuela”. O site original não foi alterado.

A publicação em que Trump se declara presidente acontece em meio a declarações sobre o petróleo proveniente do território venezuelano.

No domingo, ele afirmou que Cuba, considerada aliada da Venezuela, poderá enfrentar consequências caso não seja feito um acordo e ameaçou interromper o fluxo de petróleo e dinheiro que vêm do país latino-americano.

Delcy Rodríguez assumiu presidência da Venezuela após captura de Maduro

A vice de Maduro, Delcy Rodríguez, tomou posse como presidente interina da Venezuela na segunda-feira passada (5), em cerimônia realizada na Assembleia Nacional, em Caracas. A decisão de que Delcy assumisse o cargo foi da Suprema Corte, visando “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.

Logo após a captura de Maduro, Trump anunciou que o governo interino da Venezuela aceitou entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos EUA.

Maduro e a esposa Cilia Flores foram capturados pelas tropas militares norte-americanas em 3 de janeiro e levados aos EUA sob ordem de Trump. O ex-presidente da Venezuela passou pela primeira audiência na Justiça no Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York.

Na sessão, ele se autodeclarou inocente de todas as acusações, que foram atualizadas um dia depois pelo governo norte-americano.

Antes, o Departamento de Justiça dos EUA acusava Maduro de ser “chefe de uma organização terrorista narcotraficante”. Agora, ele é acusado de “participar, proteger, perpetuar uma cultura de corrupção, de enriquecimento a partir do tráfico de drogas e de lucrar com isso”.

Na semana passada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou as três fases do plano de transição da Venezuela. Segundo ele, a estratégia prevê estabilização do país, recuperação da economia e, depois, uma transição para a democracia.

Fonte: nd+

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais