Mais de 600 estudantes do 5º e do 9º ano da rede municipal de ensino de Murici receberam, nesta segunda-feira (1º), os cadernos do “#MissãoSAEB”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) voltada à preparação para a prova do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, que acontece no mês de outubro.
O material didático foi entregue pelo prefeito Remi Filho e pela secretária Vânia Menezes, durante encontro com os alunos e a equipe pedagógica das escolas Juvenal Lopes, Astolfo Lopes, PTR, PAM, Nossa Senhora da Graça e Governador Lamenha Filho.
Os cadernos foram elaborados pela SEMED e oferecem questões objetivas e discursivas com situações-problema, simulando o formato da avaliação nacional. A proposta é familiarizar os estudantes com o conteúdo e estilo de perguntas que compõem a prova do SAEB.
“Essa é uma ferramenta muito importante, que vai ajudar os nossos alunos a avançarem em suas aprendizagens, fazendo com que cheguem preparados e motivados para a realização da prova”, destacou a secretária Vânia Menezes. A ação integra um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal para fortalecer o desempenho dos estudantes e elevar os indicadores educacionais da cidade.
O que é o SAEB?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é realizada em escolas públicas e privadas de todo o país, com o objetivo de medir a qualidade do ensino, identificar avanços e apontar desafios da educação brasileira.
A prova é aplicada a alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do 3º ano do Ensino Médio, e avalia competências em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade educacional no Brasil.