Imagine um baú mágico que, ao ser aberto, libera não apenas livros, jogos e instrumentos musicais, mas também criatividade e infinitas possibilidades de aprendizado. Esse é o sonho que se torna agora realidade em cinco escolas municipais de Maceió e Coqueiro Seco com o lançamento oficial, no último sábado (26/7), do projeto Baú das Artes em Alagoas. Como um verdadeiro tesouro pedagógico, cada baú carrega em seu interior a promessa de transformar salas de aula em universos de descobertas, onde mais de 1600 estudantes poderão explorar o conhecimento através da arte, da ludicidade e da criatividade.
A iniciativa é uma realização da Evoluir, com patrocínio da Braskem, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O primeiro encontro formativo reuniu educadores na Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro Vergel do Lago. A programação incluiu a entrega simbólica do baú e uma aula inaugural demonstrativa da metodologia que será aplicada nas cinco escolas contempladas.
Na oportunidade, a comunidade escolar pôde conhecer de perto a metodologia inovadora do Baú das Artes, que funciona como um recurso pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências essenciais como expressão, socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais. Cada baú apresentado é um verdadeiro tesouro educativo, recheado de livros, jogos, materiais de pintura, instrumentos musicais e outras ferramentas lúdicas que auxiliarão os professores a abordar temas como trabalho, consumo, pluralidade cultural e ética, de forma leve, divertida e significativa.
“A receptividade dos educadores ao projeto é excepcional. O interesse em incorporar essas novas ferramentas pedagógicas em suas práticas diárias é genuíno”, ressaltou Taciana Begalli, coordenadora pedagógica do projeto. “O Baú das Artes está alinhado com pesquisas recentes na área da educação, que demonstram como o ensino lúdico contribui significativamente para a aprendizagem. Esse foi o primeiro passo de uma jornada transformadora para a educação em Maceió”.
O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, destaca que apoiar esse projeto é uma forma de contribuir diretamente para o desenvolvimento integral das crianças das comunidades vizinhas às unidades operacionais, oferecendo a elas oportunidades de aprender, se expressar e interagir de maneira criativa e lúdica. “Cada baú entregue a uma escola carrega mais do que livros, jogos e materiais artísticos – carrega a possibilidade de descobertas, de sonhos e de novas formas de olhar o mundo. Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa que chega agora a Alagoas”.
“Estamos muito contentes com o projeto Baú das Artes aqui na nossa escola. Com a ludicidade proposta por estes materiais que os professores estão conhecendo, as crianças certamente aprenderão muito mais”, disse a diretora da Escola Municipal Rui Palmeira, Jacqueline Fragoso Avila. “Todos estão ansiosos para explorar as possibilidades contidas no baú”, afirmou.
Próximos passos
Com o lançamento oficial realizado, o projeto agora entra em sua fase de implementação. Os educadores participarão de encontros virtuais de capacitação ao longo dos próximos meses.
No primeiro encontro, foram oficialmente apresentadas as cinco escolas municipais de Maceió e Coqueiro Seco que receberão o projeto, beneficiando estudantes do ensino fundamental:
Escola Municipal Rui Palmeira (Vergel do Lago)
EMEB Professor Pedro de Carvalho Pedrosa (Coqueiro Seco)
Escola Municipal Silvestre Péricles (Pontal da Barra)
Escola Municipal Claudinete Batista da Silva (Trapiche)
Escola Municipal Lindolfo Collor (Vergel do Lago)
O Baú das Artes promoverá o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e artísticas, estando alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Baú das Artes
O Baú das Artes é uma iniciativa educacional da Evoluir, criada em 2011, que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e artísticas. O projeto utiliza um móvel versátil que contém livros, jogos, materiais para pintura, música, jardinagem e produção de brinquedos, estimulando formas de expressão, socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais. Desde sua criação, o projeto impactou mais de 115 mil estudantes, formou mais de 2 mil educadores e beneficiou 385 escolas em 70 cidades brasileiras.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.
Sobre a Evoluir
Há 29 anos a Evoluir desenvolve produtos e serviços educacionais para que pessoas, comunidades e organizações prosperem em um mundo em rápida transformação. Atua em quatro pilares: projetos educacionais de impacto social, assessoria de clientes em Investimento social, assessoria pedagógica para escolas e a Editora Evoluir, que produz e publica materiais pedagógicos, como Livros Didáticos e Literatura infantojuvenil, acervos pedagógicos, kits, jogos, aplicativos.
A organização conta com portfólio de 15 projetos alinhados aos principais indicadores de responsabilidade social: desenvolvimento comunitário, educação, sustentabilidade e diversidade. Trabalha o desenvolvimento do indivíduo em cima de cinco competências: Mergulhar em si, Entender o mundo, Fluir em equipe, Agir consciente e Voz ativa. Essa abordagem serve de pilar conceitual e metodológico para todos os produtos, que se dão em três esferas: a pessoal, a social e a sistêmica.
Acesse o site, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube para conhecer a abordagem, o propósito e os clientes Evoluir.
Fonte: Assessoria