- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeGeralPrefeitura afasta médica após morte de criança em hospital de Cajueiro
- Publicidade -spot_img

Prefeitura afasta médica após morte de criança em hospital de Cajueiro

- Publicidade -spot_img

A morte de Everton da Silva Santos, de apenas 5 anos, causou comoção e revolta em Cajueiro, município da Zona da Mata alagoana. Filho único de um casal boia-fria e de uma dona de casa, o menino faleceu no dia 16 de setembro no Hospital Municipal Dr. Augusto Dias Cardoso.

De acordo com o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), a causa da morte foi pneumonia, broncopneumonia, edema pulmonar, derrame pleural e insuficiência respiratória, sem indícios de meningite.

A família, no entanto, acusa o hospital de negligência. Segundo os pais, Everton foi levado à unidade três vezes em três dias com febre alta, dores de cabeça, dores abdominais e vômitos, mas teria recebido apenas soro e medicações, sem realização de exames complementares. A mãe relatou ainda que, em um dos atendimentos, a médica plantonista teria atribuído a fraqueza do filho à “falta de alimentação”.

Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Cajueiro anunciou o afastamento da médica que realizou os primeiros atendimentos e instaurou processo interno para apurar responsabilidades. A medida foi confirmada em nota oficial emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Cajueiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifesta profundo pesar pelo falecimento do menino Everton da Silva Santos, de apenas 5 anos, ocorrido no último dia 16 de setembro, no Hospital Municipal Dr. Augusto Dias Cardoso. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, oferecendo todo o apoio e auxílio necessários.

Desde a primeira entrada da criança na unidade hospitalar, no dia 15 de setembro, o Hospital Municipal encontrava-se em pleno funcionamento, contando com equipe médica composta por plantonista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de dispor de equipamentos para realização de exames, administração de medicações e suporte com ambulâncias para transferências a unidades de referência, quando necessário.

No dia 16 de setembro, diante do agravamento do quadro clínico, foram realizados todos os esforços possíveis, incluindo o acionamento imediato da regulação para transferência a Maceió, administração de medicações, intubação e manobras de reanimação. Infelizmente, mesmo com todos os recursos disponíveis e a dedicação da equipe, não foi possível evitar o óbito.

O laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) apontou como causa da morte pneumonia, broncopneumonia, edema pulmonar, derrame pleural e insuficiência respiratória, não sendo constatada meningite. Reforçamos que o Hospital Municipal dispõe de equipamentos e insumos necessários para o atendimento emergencial, como raio-x, eletrocardiograma e medicações.

Diante dos fatos, a Prefeitura determinou o afastamento da médica plantonista que realizou os primeiros atendimentos e instaurou processo interno para apurar responsabilidades, reafirmando seu compromisso com a verdade, a transparência e a justiça. Repudiamos veementemente qualquer ato de mau atendimento ou conduta desumana nas unidades de saúde.

A Prefeitura de Cajueiro e a Secretaria Municipal de Saúde permanecem à disposição para prestar esclarecimentos, reafirmando o compromisso com um atendimento digno, o direito à vida e a construção de uma rede de saúde cada vez mais humana e acolhedora.”

O caso também é acompanhado pelo Conselho Tutelar, que já colheu informações sobre os atendimentos, e pela Polícia Civil, que abriu investigação por meio do 102º Distrito de Cajueiro para ouvir testemunhas e coletar provas.

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais