Ogovernador de Alagoas, Paulo Dantas, assinou nesta quinta-feira (26) o decreto de situação de emergência em 33 municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dois dias.
O decreto será publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta, a partir das 20h, e é válido pelo período de 180 dias.
De acordo com o gestor, a medida considera os relatórios das condições meteorológicas de Alagoas, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec).
Dantas afirmou que a medida visa preservar o “bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas pelas chuvas”.
Além disso, tem como objetivo dar celeridade às adoções das medidas necessárias para combater situações emergenciais
O governo informou que o decreto foi necessário devido aos danos humanos, materiais e ambientais e prejuízos públicos e privados.
O decreto também é importante para que as empresas concessionárias possam restabelecer o fornecimento de água e energia nos municípios.
A decisão já havia sido adiantada por Dantas durante a coletiva de imprensa ocorrida na última terça-feira (25).
“Estávamos aguardando as informações necessárias das prefeituras para finalizarmos a publicação”, disse o chefe do executivo estadual.
Em conjunto com os órgãos municipais, os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas devem tomar as medidas necessárias para o combate à situação de emergência.
Paulo Dantas ainda ressaltou que o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civil Estadual e Municipal seguem de prontidão monitorando as áreas que estão em situação crítica.
Fica declarada a situação de emergência nos seguintes municípios:
Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.