OInstituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório de balneabilidade das praias da costa alagoana. Dos 60 pontos onde foram feitas as coletas, 11 são considerados impróprios para banho.
O documento, disponível no site do órgão, é produzido semanalmente pelo Laboratório de Estudos Ambientais e segue as determinações da resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
As coletas foram realizados no dia 4 de maio, quando houve incidência de chuvas.
Em Maceió foram coletadas amostras em 20 locais e seis deles estão impróprios para banho. Eles estão localizados na Praia de Jatiúca – trecho entre as Avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira -, na Praia de Cruz das Almas – trech entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo -, e na Praia do Pontal da Barra – trechos 500m ao norte do Emissário da CASAL, na interseção com a rua Dias Cabral e na interseção com a rua Barão de Anadia
Entre os 18 trechos do litoral sul, apenas o Rio Niquim, a aproximadamente 300 metros da foz, deve ser evitado por banhistas.
Dos 22 trechos do litoral norte analisados, foram considerados impróprios um ponto do Rio Tatuamunha e três da Praia de Maragogi: um trecho em frente à foz do Rio Salgado, um em frente à foz do Rio Persinunga e outro na Avenida Beira Mar, no início da orla.
O órgão recomenda que a população evite o banho de mar entre 48 e 72 horas após as chuvas, principalmente próximo a galerias de águas pluviais e fozes de rios.
A classificação quanto a própria ou imprópria é definida a partir do resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.