O Governo de Alagoas autorizou os municípios a iniciarem a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos com mais de 80 anos. A decisão foi tomada depois de o Ministério da Saúde (MS) ter emitido nota técnica na quarta-feira (23), autorizando os estados a iniciarem a nova etapa da vacinação a partir desta quinta-feira (24).
De acordo com a orientação do MS, a aplicação da quarta dose deve ser realizada quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. A orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer. Os imunizantes Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior.
A recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI). O grupo técnico considera a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.
O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 12 anos de idade ou mais, que receberam três doses no esquema primário (D1, D2 e dose adicional). Em Alagoas, a campanha teve início em 20 de janeiro de 2021. O intervalo para dose de reforço nesta situação foi de no mínimo de quatro meses, a partir da dose adicional.
FONTE: Com assessoria