A deputada federal Tereza Nelma deixou o PSDB, a medida foi tomada nesta segunda-feira (21), quando foi tornada pública por nota distribuída por sua assessoria.
Ainda conforme o comunicado, ela “só deve se filiar a outro partido na última semana de março”.
A decisão também deve se estender à filha, a vereadora Teca Nelma.
Mas, não há definição se a integrante do Legislativo municipal vai concorrer nas eleições deste ano.
Em entrevista ao ACTA, a vereadora descartou que fosse ocupar o lugar da mãe, concorrendo ao cargo federal. E acrescentou que deverá concluir o mandato na Câmara de Maceió.
Sobre a saída do PSDB da atual coordenadora da bancada federal de Alagoas, a deputada Tereza Nelma confirmou que vai concorrer à continuidade do mandato como congressista:
“Sou pré-candidata a deputada federal. Tenho diálogo aberto, em Alagoas e em Brasília, com várias forças que trabalham para melhor a vida sofrida da população. Onde eu encontrar respeito ao meu mandato, e apoio à minha luta pelas minorias, por empregos dignos, oportunidades para mulheres e jovens, no combate à exclusão social, ao machismo, ao racismo, aos preconceitos e à violência, aí será o meu lugar”, afirma Tereza – ainda conforme a nota distribuída pela assessoria
“A deputada é a única representante de Alagoas no Congresso Nacional. Apesar de suas realizações em defesa da vida, Tereza Nelma tinha sua atuação cerceada pelas direções nacional e estadual do PSDB, que adotam posições políticas incompatíveis com o programa social-democrata, que consta no Estatuto partidário”, diz trecho seguinte do comunicado.
“Nunca fui chamada para uma reunião do partido em Alagoas. Isso tornou mais difícil exercer meu mandato plenamente”, diz Tereza.
“Estou saindo sem nenhum conflito de consciência. Para mim o PSDB é uma página virada. Tentei um acordo com sua direção, inclusive com a intermediação de um representante do governador de São Paulo, João Dória, que sempre me tratou com cordialidade, mas foi impossível avançar na democratização do PSDB em Alagoas. Fiz muitas amizades no partido, aqui e em nível nacional, e estas eu quero preservar”, diz Tereza Nelma.
A deputada federal expressa ainda preocupação com o mandato de sua filha, a vereadora por Maceió Teca Nelma. “Ela foi a mais votada do PSDB, com seus 21 anos. Espero que respeitem sua juventude, seu mandato, sua liberdade de expressão e suas propostas por uma sociedade inclusiva para todos e todas”.