A Polícia Civil de Alagoas iniciou uma investigação para identificar o proprietário de uma motocicleta flagrada em vídeo arrastando um cachorro pelas ruas do Conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo. As imagens, amplamente divulgadas nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (16), geraram grande comoção e estão sendo analisadas pela Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal (DCAPA).
O caso está sob responsabilidade do delegado Robervaldo Davino, que informou que a identificação do veículo será fundamental para esclarecer se o dono também era o condutor no momento do flagrante. O proprietário será intimado a prestar depoimento assim que for localizado.
De acordo com a Polícia Civil, as imagens foram capturadas por motoristas e compartilhadas nas redes sociais, mostrando um homem conduzindo a motocicleta com o animal amarrado por uma corda. Ainda não é possível confirmar o estado de saúde do cachorro no momento do registro.
A Polícia Civil reforça o pedido de colaboração da população para identificar o proprietário da motocicleta. Informações podem ser repassadas de forma anônima por meio dos canais oficiais da instituição.
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Nos casos que envolvem cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a punição para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda de animais.