O governador Paulo Dantas empossou, na tarde desta segunda-feira (13), os novos titulares da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A solenidade ocorreu no salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.
A cerimônia oficializou a chegada de Marcelo Melo Silva à Seagri, que assume o lugar de Aline Rodrigues. Aline, por sua vez, passa a comandar a Secti, substituindo Sílvio Bulhões. O evento reuniu deputados, prefeitos e outras autoridades.
“Estamos fazendo um ajuste no secretariado, sempre preservando a competência. Quero dar as boas-vindas ao novo secretário de Agricultura, Marcelo Melo, de Santana do Ipanema. Ele é sertanejo, um homem com muita experiência e grande capacidade de trabalho. Tenho certeza de que ele reúne todos os requisitos para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela secretária Aline Rodrigues, que agora segue para a Secti. Estamos sempre focados no nosso objetivo central, que é atender aos interesses do povo de Alagoas, olhando para um futuro promissor”, disse Dantas.
O governador aproveitou para agradecer e parabenizar o trabalho desenvolvido na pasta de Sílvio Bulhões, que esteve à frente da Tecnologia desde de 2022. “Sílvio é um grande técnico, um grande amigo, um homem muito responsável e competente. Graças a ele batemos vários recordes na área de inovação, que é tão fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, finalizou.
Sílvio Bulhões se despediu relembrando os trabalhos que realizou junto com sua equipe à frente da pasta da Ciência e Tecnologia.
“Saio muito feliz e de várias ações que desenvolvi coloco como principal legado a aproximação com o setor. Quando cheguei, há quatro anos e meio, construímos a relação com o setor de tecnologia. Hoje, a Secti ocupa a posição de liderança do ecossistema de inovação de Alagoas, como cabe a uma secretaria de Estado, qualquer que seja a área: liderar, discutir e construir, de forma humilde, mas firme, em parceria. Boa sorte aos novos secretários. Obrigado”, discursou Sílvio Bulhões.
Sobre os novos secretários
Marcelo Melo é formado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e também é empresário com experiência em gestão pública e privada. Ingressou no mercado de trabalho em 1989, no comércio de Santana do Ipanema, onde ocorreu até 1997, quando passou a atuar no ramo de postos de combustíveis em Maceió.
Na gestão pública, foi secretário de Infraestrutura de Santana do Ipanema pela primeira vez entre os anos de 2005 e 2012, nas gestões da prefeita Renilde Bulhões. Retornou à pasta em 2020, a convite do prefeito Isnaldo Bulhões, permanecendo até 2025.
Antes da posse, Marcelo já iniciou uma transição com Aline Rodrigues, garantindo a continuidade de programas em andamento na Agricultura e mantendo o diálogo com o setor produtivo e a agricultura familiar.
“Vou dialogar com o homem e a mulher do campo, o objetivo final é melhorar a distribuição do leite. Antes, temos a distribuição do leite líquido e agora estamos com o leite em pó. Darei continuidade ao excelente trabalho que a Aline fez, aproveitando o que ela acertou e buscando melhorias o que for necessário na secretaria. Podem ter certeza de que colocarei a mão na massa e, junto com o governador Paulo Dantas, trabalharemos incansavelmente para fazer um grande trabalho neste governo”, declarou Marcelo.
Aline Rodrigues enfrenta novo desafio
Formada em Serviço Social e com especialização em Direitos e Políticas Públicas, Aline Rodrigues possui trajetória consolidada na gestão pública. Já atuou como secretária estadual de Assistência Social e passou pelas pastas de Desenvolvimento Social, Cidadania e Pessoa com Deficiência e Agricultura.
Atua há mais de 20 anos no serviço público do estado, onde se destacou pelo vasto conhecimento técnico e pelas atuações relevantes para a população carente de Alagoas. Aline Rodrigues relembrou os feitos enquanto estava à frente da Seagri.
“Apesar de eu já ter experiência de gestão, abrir uma nova secretaria é algo novo. Entrei na Seagri no momento em que Alagoas estava em processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa. Em menos de um mês, em parceria com a Adeal, conseguimos vacinar todos os rebanhos remanescentes, registrar os rebanhos de Alagoas e fomos reconhecidos em Paris, com a certificação do Estado como zona livre de febre aftosa”, relembrou Aline.
A nova secretária também destacou que vai dar continuidade às ações já desenvolvidas na pasta de Tecnologia. “Tenho certeza de que tive um trabalho muito tranquilo e leve, porque sei que o caminho que ele [Sílvio] deixou preparado foi muito bom: todas as conquistas que a Ciência e Tecnologia obteve no Estado de Alagoas, as premiações que vêm conquistando e o espaço que traz conforto, principalmente para a juventude. A ciência tem que ser prioridade no nosso país, e é isso que com certeza vou dar continuidade”, finalizou Aline.
Fonte: Agência Alagoas