Operação Virtude: PM resgata idoso em situação de negligência no Cleto Marques

Vítima apresentava ferimentos graves na pele, indicativos de abandono

0
9

Um idoso foi resgatado em estado de abandono, com ferimentos graves na pele, durante ação da Operação Virtude, nesta quarta-feira (22), no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A intervenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) visa à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação foi desencadeada após denúncia recebida pelo Disque 181, informando possíveis maus-tratos contra uma pessoa idosa no Conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegar ao local, a guarnição da Polícia Militar bateu à porta da residência, mas não foi atendida. Vizinhos confirmaram a denúncia, relatando que o idoso, inválido e sem capacidade de locomoção, era deixado sozinho pelos filhos durante todo o dia. Segundo os moradores, há meses não viam a vítima à porta de casa e, nos últimos dias, sequer ouviam sua voz – antes comum pela manhã, quando pedia por água e alimentação.

Diante dos relatos, os policiais estavam prestes a arrombar a porta quando a filha do idoso chegou ao local. Com o consentimento dela, os agentes entraram na residência e encontraram o idoso deitado em uma cama, totalmente sem forças e com diversas feridas pelo corpo. A vítima reclamava de fome e sede.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi acionado e realizou o resgate, encaminhando o idoso à UPA da Santa Lúcia, onde recebeu atendimento médico imediato. Os socorristas identificaram que as feridas eram escaras – lesões típicas de negligência e falta de cuidados básicos.

Durante a ocorrência, outro filho da vítima, um jovem de 18 anos recém-completados, também chegou à residência e acompanhou o pai até a unidade de saúde, conforme exigência da UPA para atendimento de idosos.

Na ação, os policiais militares identificaram indícios de negligência familiar. A filha do idoso, responsável pelos cuidados, recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, no bairro da Mangabeiras, para os procedimentos legais cabíveis.

Com informações SSP/AL