24/03/2025 às 19h04
Acta
MACEIO / AL
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) identificou um furto de energia na rede de iluminação pública, cometido por ambulantes que atuam no bairro Jaraguá, no último sábado (22).
O cabeamento utilizado pelos ambulantes para desviar a energia estava energizado, redirecionando a corrente elétrica para a estrutura dos barraqueiros, oferecendo riscos aos próprios ambulantes e à população que circula na Rua Sá e Albuquerque. O local recebe um grande fluxo de pessoas todos os finais de semana. Um dos postes da região chegou a ficar desligado, devido ao volume de energia elétrica desviado.
Os técnicos da Ilumina interromperam a instalação irregular e realizaram um trabalho educativo junto aos ambulantes, informando sobre os riscos causados, como a fuga de corrente, superaquecimento dos cabos e a energização dos postes que são de material metálico, podendo causar choques e colocando a vida de quem passa no local em perigo extremo. Os trabalhadores informaram que vão procurar a concessionária de energia elétrica para adequar-se às normas e aos procedimentos corretos.
Como houve dano aos equipamentos públicos, a Ilumina vai soldar a tampa que protege e dá acesso aos circuitos de iluminação, garantindo a segurança e a capacidade total de funcionamento dos equipamentos. A ação será executada nesta terça-feira (25).
O diretor-presidente da Ilumina pediu o apoio da população no combate a práticas que oferecem riscos à população. “Os furtos de energia, cabeamentos e equipamentos causam uma série de prejuízos e colocam a população em grande risco, seja pela vulnerabilidade causada pela falta de iluminação ou por posteriores problemas nos equipamentos energizados. Contamos com toda a população para que denuncie esses crimes”, afirmou Gutenberg de Melo.
Para denunciar crimes ocorridos na rede de iluminação pública, é possível entrar em contato com a Polícia Militar, pelo número 190, a Guarda Municipal, no 153, ou a Ilumina, no 0800 545 1160.
FONTE: Secom Maceió
Há 6 minutos
Polícia esclarece sequestro e resgata criança alagoana de sete anos em São PauloHá 21 minutos
Terremoto de magnitude 7,7 derruba prédio na Tailândia e deixa mortosHá 24 minutos
Mulher que pichou estátua pode cumprir prisão domiciliar, diz PGRHá 42 minutos
Vigilância Sanitária apreende mais de 1 tonelada de alimentos vencidos no TabuleiroHá 6 horas
Operação Dissimulatus: PF prende homem por fraude em pensão por morte e estupro da filha