Sábado, 22 de fevereiro de 2025
82 99669-5352
Polícia

20/02/2025 às 16h20

Acta

MACEIO / AL

Polícia Científica pericia área de mata nativa incendiada em Japaratinga
A criação do setor de Crimes Ambientais do Instituto de Criminalística fortalece a proteção da fauna e da flora em Alagoas.
Polícia Científica pericia área de mata nativa incendiada em Japaratinga
Área de vegetação nativa, próximo à torre de telecomunicação e da faixa litorânea da praia foi atingida por incêndio em 2024. FOTO: Ascom Perícia Oficial

Um paraíso alagoano foi ameaçado por chamas em um possível crime ambiental no município de Japaratinga, um dos destinos turísticos mais procurados na rota da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas.


O incêndio, ocorrido em janeiro de 2024, atingiu uma área de vegetação nativa, próximo à torre de telecomunicação e da faixa litorânea da praia da cidade. O caso foi denunciado à Polícia Civil, que instaurou inquérito policial e solicitou à Polícia Científica uma perícia criminal na região.


Na quarta-feira (19), o local foi periciado pelo recém-criado setor de perícias ambientais do Instituto Criminalística de Maceió (ICM). Uma equipe formada por cinco peritos criminais utilizou a unidade móvel e outros equipamentos para realizar a primeira perícia da nova seção da Polícia Científica.


Charles Mariano, perito criminal e chefe do ICM que participou dos trabalhos periciais, explicou que foram feitos exames específicos no local, realizados sobrevoos com drone e coletados vários vestígios. Ele ressaltou que, em todo o país, infelizmente, a maioria dos incêndios florestais é causada pela ação humana, seja de forma intencional ou por negligência.


“O trabalho da perícia criminal é auxiliar as investigações por meio de provas técnicas. Agora, a partir dos levantamentos feitos na área, a equipe irá elaborar um laudo pericial onde será apresentada uma estimativa da área onde ocorreu o dano ambiental e uma descrição dos vestígios encontrados para elucidar esse inquérito policial”, esclareceu Charles Mariano.


Além de Charles Mariano, participaram da perícia o perito-geral adjunto Wellington Melo e os peritos criminais Jana Kelly, Lincoln Machado e Natália Gonzaga e Jana Kelly. Ele ressaltou que, a partir da criação do novo departamento, com peritos criminais especialistas na área, a Polícia Científica irá atuar para inibir a conduta criminosa e fortalecer a proteção da fauna, flora e da natureza em geral.

FONTE: Agência Alagas

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados