14/02/2025 às 16h36 - atualizada em 14/02/2025 às 19h21
Acta
MACEIO / AL
A taxa anual de desemprego em Alagoas foi a menor da história em 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, publicada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, Alagoas se juntou a outras treze unidades da federação que atingiram a menor taxa anual de desocupação em toda a série histórica da pesquisa.
Em 2024, Alagoas atingiu uma taxa de desocupação anual de 7,6%, a menor desde o início da pesquisa em 2012. Quando a pesquisa foi iniciada, Alagoas tinha uma taxa de desemprego de 11,4%. Em 2020, Alagoas registrou a maior taxa de desemprego do período, 19,4%, e foi baixando gradualmente para 18,75 (2021), 12% (2022) e 9,2% (2023), chegando ao seu índice mais baixo no último quadrimestre do ano passado (7,6%). No quarto trimestre de 2024, o rendimento médio real dos alagoanos também teve uma elevação positiva de 14, 2%, estimada em R$2.352,00.
Entre os empregados do setor privado, foi estimado que 372 mil trabalham com carteira assinada, um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de empregados sem carteira assinada foi de 237 mil pessoas na iniciativa privada e se manteve estável.
No último trimestre de 2024, a população desocupada em Alagoas foi estimada em 115 mil pessoas. O percentual de desalentados – ou seja, aqueles que sequer buscaram emprego por considerarem que não conseguiriam ou que não tiveram oportunidades – se manteve estável e foi de 9,4% entre outubro e dezembro de 2024.
A população ocupada no trimestre de outubro a dezembro foi de cerca de 1,3 milhão de pessoas no estado, com aumento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,2% em relação ao terceiro trimestre de 2024.
O nível da ocupação entre as pessoas em idade de trabalhar foi de 48,8% no último trimestre de 2024 e permaneceu estável frente aos trimestres anteriores, em Alagoas.
FONTE: Agência Alagoas
Há 18 minutos
Com escapamento adulterado, polícia autua motociclista por perturbação do sossegoHá 25 minutos
Acidente entre caminhão e ônibus com universitários deixa 12 mortos em rodovia no interior de SPHá 28 minutos
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5Há 31 minutos
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 120 milhõesHá 36 minutos
Operação policial em Palmeira dos Índios resulta em apreensão de drogas, simulacro e prisão de suspeitos