Terça, 04 de fevereiro de 2025
82 99669-5352
Geral

04/02/2025 às 13h48 - atualizada em 04/02/2025 às 17h51

Acta

MACEIO / AL

Corpo de Bombeiros atendeu 70 ocorrências envolvendo vazamento de gás em 2024
CBMAL orienta sobre dicas e cuidados para evitar incidentes com GLP
Corpo de Bombeiros atendeu 70 ocorrências envolvendo vazamento de gás em 2024
Riscos de incidentes com vazamento de gás são diversos e podem colocar em perigo a vida e a segurança de muitas pessoas. Foto: Ascom CBMAL

A utilização do gás de cozinha é comum no cotidiano da população brasileira. Entretanto, seu uso vai muito além disso. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) também é essencial em aplicações comerciais, agrícolas e industriais, e o risco de vazamento pode representar um grande perigo. Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu 70 ocorrências envolvendo vazamento de gás no estado.


Os dados são do Sistema de Gestão Operacional do CBMAL, o Fênix, e apontam que somente no ano passado, o Batalhão de Incêndios (BI) e as guarnições de combate da corporação atenderam, ao todo, 70 ocorrências de vazamento de gás em 2024.


O vazamento de gás representa um grande perigo, pois, quando acumulado em um ambiente fechado e em contato com uma fonte de ignição, como faíscas de aparelhos elétricos, interruptores ou até mesmo uma simples lâmpada, pode provocar uma explosão de grandes proporções.


Além disso, ao se espalhar em um espaço fechado, o GLP, tem a capacidade de deslocar o oxigênio presente no ambiente, o que pode levar à asfixia ou intoxicação. Por isso, é fundamental saber identificar essas situações de risco.


Riscos 


Os riscos de incidentes com vazamento de gás são diversos e podem colocar em perigo a vida e a segurança de muitas pessoas. Um exemplo marcante foi a explosão ocorrida no conjunto residencial Maceió I, no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana, no dia 7 de novembro de 2024. 


O incidente aconteceu devido ao vazamento de gás de um botijão, resultando no desabamento do edifício e na morte de três pessoas. O imóvel, composto por dois pavimentos com dois apartamentos cada, foi completamente destruído, causando o falecimento de dois adultos e uma criança de 10 anos. Além disso, outras quatro pessoas ficaram feridas.


Segundo o laudo divulgado pelo CBMAL, não foi possível determinar a forma exata de ignição das chamas. Duas hipóteses foram consideradas, a primeira sugere um evento humano acidental, como o acendimento de um fósforo, um interruptor ou um isqueiro. 


A segunda hipótese envolve um fenômeno termoelétrico dentro da residência, ocorrendo no momento em que havia gás suficiente para causar a explosão.


Como identificar um vazamento de gás?


O gás de cozinha geralmente possui um odor característico devido à adição de um composto orgânico de enxofre chamado etil-mercaptana. Assim, sentir um cheiro forte e desagradável de gás é um dos primeiros sinais de vazamento. Além disso, danos visíveis, como corrosão, fissuras ou deformações no botijão ou na tubulação, também podem indicar um vazamento.


Se você suspeitar de um vazamento, a primeira ação a ser tomada é fechar imediatamente a válvula de gás para interromper o fluxo e evitar que mais gás se espalhe pelo ambiente.


Em seguida, abra todas as janelas e portas para permitir a ventilação do local, ajudando a dispersar o gás e diminuindo o risco de explosões.


Durante um vazamento de gás, é essencial evitar qualquer fonte de ignição. Por isso, não acenda ou apague luzes, lareiras, velas ou qualquer outro dispositivo elétrico ou eletrônico, pois essas ações podem gerar faíscas e, em combinação com o gás, causar explosões ou incêndios.


Caso perceba qualquer sinal de vazamento, não ignore, mesmo que pareça leve. Saia imediatamente do local, vá para um espaço seguro, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e aguarde a chegada da equipe especializada.


O CBMAL ressalta que a prevenção é a chave para evitar vazamentos de gás e os riscos associados. Por isso, é essencial manter aparelhos a gás, como fogões, fornos e aquecedores, em bom estado de funcionamento e realizar manutenções regulares. Esses cuidados são fundamentais para evitar tragédias.

FONTE: Ascom CBMAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados