21/01/2025 às 09h02 - atualizada em 21/01/2025 às 10h58
Acta
MACEIO / AL
O jornal francês Le Monde anunciou nesta segunda-feira (20) que deixará de compartilhar suas notícias no X. De acordo com o jornal, a decisão ocorre devido à “intensificação do ativismo” de Elon Musk, proprietário da plataforma, conhecido por defender ideias libertárias e manter proximidade com o ex-presidente Donald Trump.
Em editorial, o veículo expressou preocupação com “a crescente toxicidade do diálogo” na rede social anteriormente conhecida como Twitter. “Também reforçaremos a vigilância em várias outras plataformas, em particular no TikTok e nas da Meta, após as declarações preocupantes de Mark Zuckerberg“, afirmou o diretor do Le Monde, Jérôme Fenoglio. Ele destacou que Zuckerberg estaria se alinhando a posições do atual presidente dos Estados Unidos, empossado nesta segunda-feira.
No caso do X, o editorial pontua que “a utilidade da nossa presença pesa menos do que os inúmeros efeitos colaterais sofridos”. Desde que adquiriu a plataforma em 2022, Elon Musk teria transformado o espaço em “uma extensão de sua ação política, um libertarismo cada vez mais próximo da extrema direita, em um instrumento de pressão que quer exercer sobre seus concorrentes ou sobre governos social-democratas europeus”.
FONTE: Metro 1
Há 16 minutos
MP pede prisão de Eduardo Costa por crime contra Fernanda LimaHá 28 minutos
Trump assinará ordem que bane mulheres trans em esportes femininosHá 32 minutos
Serial killer de Maceió será levado a júri popular por homicídio e tentativa de homicídioHá 52 minutos
Dólar avança depois de 12 dias e fecha a R$ 5,79, com cenário geopolítico global no radar; Ibovespa sobeHá 57 minutos
Café deve ficar cerca de 25% mais caro nos próximos meses, alerta Abic