11/12/2024 às 11h07
Allan Jones
Maceió / AL
A força política e a influência do deputado estadual Marcelo Victor (MDB) é cada vez mais nítida em Alagoas. Mesmo com as críticas nas redes sociais dos deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil) e do delegado Fábio Costa (PP) que prometem ir à Justiça para impedir a nova eleição de Marcelo Victor na presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas. O atual presidente será reeleito nesta quarta-feira (11) na eleição que ocorrerá durante a sessão ordinária.
Marcelo Victor é praticamente unanimidade no parlamento alagoano obtendo a confiança dos demais deputados. A nova eleição do presidente tem como base uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 que permite apenas uma reeleição ou recondução para os cargos da Mesa Diretora das Assembleias Legislativas.
O detalhe é que a decisão do STF não altera as composições das mesas eleitas antes de 7 de janeiro de 2021. Marcelo Victor está no comando da ALE desde fevereiro de 2019.
A permanência de Marcelo Victor no comando do poder legislativo mostra, acima de tudo a influência e o alinhamento com a gestão do governador Paulo Dantas exercendo forte papel na atual Administração estadual.
Em parte, o alinhamento entre legislativo e executivo é importante para que o Estado possa caminhar aprovando os projetos fundamentais para a prestação de serviço do alagoano. Mas como tudo tem limite, é importante que esse alinhamento não seja algo paternal e possa também abrir espaço para que as críticas construtivas sejam feitas e recebidas de forma coerente.
Até porque mesmo com os importantes avanços que o Estado de Alagoas obteve nos últimos anos, o Governo ainda precisa trabalhar e investir para garantir o crescimento de Alagoas em diversas áreas sociais.
Com a Palavra
Blog/coluna Blog do programa Com a Palavra, que traz, toda semana, entrevistas com personagens relevantes da política e da sociedade alagoanas.Há 10 horas
Pressão sobre a Prefeitura: deputada e vereador discordam da implantação da faixa verde no canteiro central da orla de MaceióHá 12 horas
CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votosHá 12 horas
Lula fará novo procedimento médico nesta quintaHá 12 horas
Fábrica adulterava leite com soda cáustica e água oxigenada, diz MPRSHá 12 horas
Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro