21/11/2024 às 12h48 - atualizada em 21/11/2024 às 19h11
Acta
MACEIO / AL
Uma operação conjunta realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) expôs uma grave irregularidade ambiental na Avenida Dr. José Sampaio Luz, no bairro da Ponta Verde, em Maceió. A concessionária BRK Ambiental, responsável pelo saneamento da região, foi identificada como autora de uma ligação clandestina de esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial.
A irregularidade foi confirmada pelas equipes da operação por meio do uso de um robô de inspeção e testes com corante. Segundo as análises técnicas, a ligação clandestina já opera há pelo menos 15 anos, despejando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial, que tem como destino final o mar. Essa prática coloca em risco não apenas a saúde da população local, mas também a de turistas que frequentam a região, além de causar danos significativos ao meio ambiente.
Devido à irregularidade, a Semurb emitiu autos de infração contra a concessionária BRK Ambiental, responsabilizando-a pelo lançamento de esgoto na rede de drenagem. Além disso, a Seminfra realizou o fechamento imediato da ligação clandestina, a fim de interromper o despejo irregular.
O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configura crime ambiental, de acordo com a Lei Nº 4.548/96. A prática contribui para a contaminação das águas marinhas e ameaça a biodiversidade local, prejudicando a balneabilidade das praias, um dos maiores atrativos turísticos de Maceió.
A reportagem do Acta entrou em contato com a assessoria de Comunicação da BRK e aguarda nota de posicionamento.
FONTE: Ascom Seminfra
Há 3 horas
ONG Mundaú Mundo inicia campanha de arrecadação de donativos para festa natalinaHá 3 horas
Prévias de Carnaval 2025 em Maceió: veja a programaçãoHá 4 horas
Serial killer de Maceió: polícia conclui 1º inquérito e indicia assassino confessoHá 4 horas
POF 2024 entra em campo e investiga consumo e qualidade de vida de famílias alagoanasHá 4 horas
STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid