Sexta, 18 de outubro de 2024
82 99669-5352
Educação

16/10/2024 às 15h48

Derek Gustavo

Maceió / AL

Mensalidade das escolas particulares deve aumentar até 10% em 2025
Sindicato da categoria justifica reajuste com aumento de salários e inadimplência.
Mensalidade das escolas particulares deve aumentar até 10% em 2025
Escolas particulares podem ficar até 10% mais caras em 2025. FOTO: reprodução

Pais e mães de alunos de escolas particulares: preparem o bolso. É que um levantamento realizado pelo Grupo Rabbit, uma consultoria especializada em educação, o reajuste do valor das mensalidades em todo o país deve ficar entre 8% e 10% em 2025. O Sindicato das Escolas Particulares de Alagoas explica que esse percentual também será aplicado no estado.


Para efeito de comparação, a inflação para 2024, projetada pelo Banco Central, está estimada em 4,73%, metade da porcentagem do reajuste que as escolas e colégios aplicarão nas mensalidades.


O sindicato da categoria explica que a alta de até 10% é um somatório de fatores como o reajuste salarial dos professores e funcionários, custos de material escolar e energia elétrica, entre outros.


A inadimplência também é apontada como uma das culpadas.


No Brasil, há uma lei, a nº 9.870, que regulamenta o reajuste da mensalidade escolar. Contudo, o texto não inclui um índice que deve ser seguido pelas escolas, fazendo com que o reajuste fique a critério de cada instituição.


A única coisa que o texto delimita é que o reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola, e só pode ser feito uma vez a cada 12 meses. E todo aumento deve ser explicado em detalhes para os contratantes, ou seja, os pais ou responsáveis pelos alunos.


Pesquisa


A pesquisa realizada pelo Grupo Rabbit abrangeu 680 escolas particulares em diversas regiões do país. Minas Gerais tende a apresentar os maiores aumentos, chegando a 10%. Em São Paulo, onde se concentra o maior número de instituições privadas, a expectativa média é de reajustes de 9,5%. No Rio de Janeiro, a alta projetada é de 9%.


De acordo com a pesquisa, esses percentuais refletem uma estratégia das escolas privadas para recuperar as perdas causadas pela pandemia. Durante o período, houve queda no número de matrículas, aumento da inadimplência e maior concessão de descontos.

FONTE: com informações do Extra Alagoas

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados