Terça, 22 de outubro de 2024
82 99669-5352
Saúde

14/10/2024 às 09h30 - atualizada em 14/10/2024 às 08h47

Alberto Lima

Maceió / AL

Urologistas alertam sobre erros comuns no uso de banheiros públicos
O uso de protetores de assento pode ser uma alternativa para sentar-se com mais conforto em banheiros públicos
Urologistas alertam sobre erros comuns no uso de banheiros públicos

É comum que muitas pessoas evitem sentar-se diretamente no vaso sanitário em banheiros públicos, como restaurantes ou shopping centers, por medo de não estarem limpas ou de contrair algum tipo de infecção.


Por esse motivo, principalmente muitas mulheres preferem urinar agachadas, sem tocar os gluteos no assento. No entanto, esta prática pode levar a problemas de saúde imprevistos.


“Essa posição pode dificultar a micção porque impede o relaxamento completo dos músculos da região pélvica”, explica a urologista Samantha Pulliam, em entrevista à revista Parade.


“Esses músculos se contraem e relaxam para permitir a passagem da urina ou das fezes e também apoiam muitas outras funções do corpo. Quando você urina agachado, esses músculos não relaxam totalmente, o que pode impedir o esvaziamento completo da bexiga”, acrescenta.


A urologista Kathleen Kobashi alerta que esse comportamento pode aumentar o risco de infecções urinárias. “Quando você não esvazia completamente a bexiga, o risco de infecções é maior porque a urina retida facilita o crescimento de bactérias”, explica. 


No entanto, Kobashi salienta que esta não é uma causa imediata. “Isso não significa que você pegará uma infecção imediatamente, mas o risco é maior se isso acontecer com frequência”.

E qual seria a solução? O uso de protetores de assento pode ser uma alternativa para sentar-se com mais conforto em banheiros públicos.


Outra dica é utilizar os músculos da coxa em vez dos gluteos para manter a posição de agachamento sem comprometer o relaxamento dos músculos pélvicos. “Usar os músculos quadríceps [das coxas] ajuda a manter a posição ao urinar e relaxa a região pélvica”, aconselha Kobashi.

FONTE: COM/AGÊNCIAS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados