31/07/2024 às 08h33 - atualizada em 31/07/2024 às 10h39
Allan Jones
Maceió / AL
Em reunião realizada na noite dessa terça-feira (30), o diretório municipal do PT em Maceió definiu que não indicará o vice na chapa do MDB. Além disso, o partido confirmou a retirada da pré-candidatura de Ricardo Barbosa. Dessa forma, o PT está fora da disputa majoritária à Prefeitura de Maceió nas eleições de 2024.
Durante todo o processo de imposição da direção nacional do partido em marchar junto com o MDB causou desgaste entre as principais lideranças do PT em Alagoas. Ficou claro que em nenhum momento o PT concordou com tal decisão, mas acatou a deliberação da direção nacional.
Diante disso, o PT vai marchar com o Rafael Brito apenas de forma institucional. Marcelo Nascimento, presidente do PT em Maceió já adiantou que a sigla vai unir esforços nas candidaturas proporcionais em busca das vagas da Câmara de Vereadores.
Em nota publicada nas redes sociais no fim da noite dessa terça-feira, o PT fez questão de deixar bem claro a insatisfação com a direção nacional e o veto a indicação do vice na chapa de Rafael Brito. “Compreendemos as preocupações nacionais, mantemos nossa discordância, mas acatamos a deliberação do Diretório Nacional do PT e seguiremos no da construção e manutenção da aliança política com MDB. Quando à questão da indicação da vaga de vice-prefeito na chapa do MDB o diretório municipal do PT em Maceió compreende que não refletirá a política até então construída de uma candidatura própria do partido, indicar qualquer um dos nossos filiados para ocupar essa vaga nessa composição majoritária”.
Com a negativa do PT, o MDB agora corre contra o tempo para definir o vice de Rafael Brito na Convenção municipal do partido no domingo (04). É possível que a Federação Brasil da Esperança composta por PT, PV e PC do B indique um nome ao partido comandado pelos Calheiros em Alagoas.
Caso contrário, a alternativa do MDB é tentar costurar um nome com os outros partidos da base aliada – PDT, PSD e PSB.
Com a Palavra
Blog/coluna Blog do programa Com a Palavra, que traz, toda semana, entrevistas com personagens relevantes da política e da sociedade alagoanas.Há 12 horas
Amanda Bambu desenvolve projeto cultura: Laboratório Itinerante de Fotografia SubversivaHá 12 horas
Secretaria de Meio Ambiente emite aviso para possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento em AlagoasHá 12 horas
57% dos brasileiros são contra a escala 6 por 1, diz pesquisaHá 12 horas
Dólar fecha a R$ 5,77 e tem o 12º dia consecutivo de queda, com recuo de 'tarifaço' de TrumpHá 12 horas
Casal é flagrado fazendo sexo em praça de Palmeira dos Índios