17/07/2024 às 10h33
Acta
MACEIO / AL
A Justiça de São Paulo decidiu que uma passageira tem o direito de embarcar em um voo com cachorro de suporte emocional na cabine do avião. A mulher tem uma viagem marcada para a Itália, mas não havia sido autorizada pela companhia aérea a levar o cão a bordo.
A 37ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) deu parcial provimento ao recurso e atendeu o pedido da passageira. O animal deve viajar em caixa apropriada e usar focinheira e coleira no trajeto.
De acordo com os autos, a passageira tem transtorno misto ansioso e depressivo e possui relatório médico que comprova a companhia do animal como tratamento terapêutico, razão pela qual comprou passagens para a viagem na companhia do marido, incluindo assento destinado ao cachorro, na mesma fileira.
A companhia aérea, que não teve o nome divulgado, alegou, segundo o TJ-SP, que os requisitos para a viagem do animal na cabine de passageiros não tinham sido preenchidos.
A turma julgadora, no entanto, autorizou o embarque do cão nas condições mencionadas, conforme previsto em portaria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
"Foram juntados aos autos laudo de médico veterinário e de adestrador, demonstrando que o animal, que é de pequeno/médio porte, possui boas condições de saúde, está vacinado e não apresenta comportamento agressivo ou perigoso", afirmou o relator, desembargador Afonso Celso da Silva, em seu voto.
FONTE: Notícias ao Minuto
Há 12 minutos
Polícia Civil encontra veículo usado em atentado na orla de MaceióHá 38 minutos
Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscriçõesHá 44 minutos
Ainda Estou Aqui é o 5º filme brasileiro com maior bilheteriaHá 1 hora
[ Vídeo] Mercado da Produção em Maceió é alagado novamente após fortes chuvasHá 2 horas
[Vídeo] Cágados invadem rua após transbordamento de Riacho Salgadinho, em Maceió