14/07/2024 às 17h34 - atualizada em 14/07/2024 às 17h37
Acta
MACEIO / AL
Em 2021, o arquiteto alagoano Tácio Rodrigues recebeu a missão de colaborar com o desenvolvimento e criação de espaços criativos em Maceió. A missão foi dada pelo prefeito JHC.
Em janeiro de 2022, Maceió ganhou o mais famoso mobiliário interativo criado para o projeto: A internacionalmente conhecida Cadeira Gigante. A instalação do faz parte do projeto da Prefeitura de Maceió, que criou espaços atrativos. Acta conversou com o arquiteto e idealizador do mobiliário e que assina diversos projetos de sucesso no país.
Acta- Como surgiu a ideia de instalar uma cadeira gigante na orla de Maceió, num espaço de grande circulação de moradores e turistas durante todo ano?
Tácio - A ideia do espaço criativo surgiu através de demanda do prefeito de JHC, que pensou em desenvolver espaços criativos, que pudessem levar o nome da nossa cidade para diversas partes do país e do mundo, no sentido de criar uma interação maior com os turistas para tornar a ideia no que chamamos de ‘espaço instagramável’ para fotos.
E aí foi quando eu pensei numa cadeira de praia gigante que reflete um dos nossos maiores cartões postais - nossas belas praias. Um mobiliário que conversasse com o cenário e com as nossas referências.
Deixado claro que não é uma escultura, no sentido de refletir uma expressão artística como uma peça de arte – é um objeto para estimular novas sensações e experiências, e que deu certo e faz sucesso até hoje.
ACTA – Como foi o processo de uso do espaço físico – instalar na orla mais visitada e escolhida como uma das mais bonitas do mundo foi um dos fatores?
Tácio - A ideia de colocar no cruzamento da Rua José Freire Moura e Avenida Silvio Carlos Viana – que é na nossa orla – surgiu depois de estudos técnicos e de viabilidade.
Inicialmente o projeto foi desenhado para ser instalado em outra área de intervenção – seria na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros – mais conhecida como Avenida Amélia Rosa – ela ficaria no final da rua, já perto da orla – mas ia ficar no lado do calçadão, só que a cadeira é realmente gigante e o nosso calçadão pequeno para acomodar o mobiliário.
Então, fizemos um novo estudo e decidimos pelo local em que foi instalada – que reúne espaço e uma perspectiva bonita de diversos locais de chegada. O mobiliário é grande, e nós temos aquele canteiro grande, o que proporcionou unir sem interferir em nada na mobilidade. Pelo contrário, acolheu a proposta e favoreceu para as diversas fotos com uma perspectiva do ângulo final com os coqueiros, a praia e todo cenário que Maceió entrega. A decoração fica de costas para o mar, o que garante um belo visual de fundo.
O projeto da Cadeira Gigante – além de levar para o mundo uma proposta de conversa em entre o cenário, a cidade, seus moradores e visitantes, trouxe ainda uma divulgação para os empresários de Alagoas.
Nosso projeto já serviu para diversas campanhas comerciais de inúmeras marcas. Sem falar na geração de emprego. Logo nos primeiros dias, um senhor que viu o tamanho da peça teve a ideia de levar uma escadinha para auxiliar a subida das pessoas para as fotos. Até hoje, ele trabalha nesse serviço. Sem falar nos fotógrafos que atuam no local para atender as pessoas que buscam imagens com drone e cliques únicos. Os artistas que desenvolveram peças como a cadeira em miniatura, chaveiros, quadrinhos, como símbolo de lembrança de quem passou por Maceió.
ACTA – Você e toda equipe faziam ideia do alcance que o projeto teria? Maceió pode contar com novos mobiliários interativos assinado por Tácio Rodrigues?
Tácio - Nunca pensamos que ia ter esse alcance. Toda hora que se passa, dois anos depois, tem fila para o registro com a cadeira. Foi finalista do prêmio Sebrae Nacional como Estratégia de Marketing Territorial. Para mim, é o reflexo do sucesso que a cadeira faz e de um trabalho de pesquisa e de equipe, para a execução do mobiliário contamos com a interação direta entre a equipe e o artista visual Reinaldo Lessa, que confeccionou a cadeira em seu atelier. Lembro bem da instalação da cadeira, as 2h da manhã sendo transportada lentamente para não intervir no trânsito. Até para posicioná-la no local certo, tivemos o maior cuidado para ficar no ângulo perfeito, de modo que as fotos não ficassem contra luz e o cenário ficasse completo.
Sobre a vinda de novos projetos semelhantes, pode vir até outros mobiliários interativos feitos por mim, mas não no sentido de ser gigante. Porque na verdade o único que eu fiz com a ideia de ser criar interação com o público foi a Cadeira Gigante.
>>20 ANOS DE TRABALHO E SUCESSO
O arquiteto Tácio Rodrigues, celebrando seus 20 anos de contribuições marcantes para a arquitetura de AL de do Brasil. O trabalho do alagoano e sua trajetória profissional como outros projetos de sucesso podem ser conhecidos através de suas redes sociais @taciorodrigues.arquitetos e @taciorodrigues
Há 10 horas
Siderlane Mendonça aguarda definição de JHC e pode definir o novo presidente da CâmaraHá 10 horas
Em dois anos, Corpo de Bombeiros registra mais de 35 mil atendimentos em AlagoasHá 11 horas
Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe uso de celular em escolas de educação básicaHá 11 horas
Caso João de Assis: acusados da morte de auditor fiscal vão a júri popular na quinta (31)Há 11 horas
Hospital exibe filme erótico em televisão na sala de espera