Segunda, 03 de fevereiro de 2025
82 99669-5352
Cultura

31/12/2023 às 11h10 - atualizada em 31/12/2023 às 17h32

Acta

MACEIO / AL

Obras de Graciliano Ramos caem em domínio público em 2024
Editoras trabalham nas primeiras publicações.
Obras de Graciliano Ramos caem em domínio público em 2024
Graciliano Ramos. FOTO: reprodução

A partir de 1º de janeiro de 2024, qualquer editora poderá publicar Vidas Secas, Angústia e São Bernardo, entre outros livros já editados do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953). 


A legislação brasileira estabelece que a obra de um autor entra em domínio público no dia 1° de janeiro seguinte após a morte dele completar 70 anos. 


Até agora, os direitos eram divididos em cinco partes, entre filhos, irmãos e netos. 


“Aceitar eu não aceito, mas é a lei e tem que cumprir. Uma lei absurda”, disse ao Estadão o escritor Ricardo Ramos Filho (1954), neto de Graciliano e filho de Ricardo (1929-1992). 


Embora não seja exatamente contra o acesso gratuito à obra de seu avô, Ricardo Filho não critica a comercialização das obras onde quem ganha não é a família ou o público, mas, sim, a editora. 


As editoras Todavia e Companhia das Letras trabalham para lançar os primeiros livros de suas coleções dedicadas a Graciliano Ramos, enquanto a Record, que ainda deve pagar royalties à família, prepara edição de bolso de Vidas Secas e já lançou um box para colecionador.

FONTE: Estadão, via Jornal Meio

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados