04/12/2023 às 17h32 - atualizada em 05/12/2023 às 10h02
Acta
MACEIO / AL
Alvo de impasse desde novembro, a comissão parlamentar de inquérito proposta para investigar a atuação da Braskem em Maceió deve, finalmente, ser instalada. A mobilização política ganhou corpo após a comprovação de que a atividade da mineradora levou a um caos na capital alagoana, após intensa exploração de sal-gema na região. A apuração é da jornalista Daniela Lima, da Globo News.
Ao menos seis bairros correm o risco de afundar e a cidade está em "alerta de colapso". A iminência de uma tragédia sem precedentes em área urbana no Brasil acabou dando tração à articulação da CPI.
Segundo aliados, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, telefonou a senadores do Alagoas no fim de semana e prometeu passar a atuar pela instalação da CPI.
A comissão teve assinaturas suficientes para ser instalada, mas até agora só o MDB indicou membros para o colegiado. Os demais partidos ainda não ofereceram nome.
Com o apoio, a meta dos representantes de Alagoas é instalar a CPI, escolher relator e aprovar, ainda este ano, um plano de trabalho.
Principal entusiasta da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também busca apoio do governo federal. Ele terá uma reunião amanhã com o vice-presidente Geraldo Alckmin e, na volta da COP, vai levar Lula a Maceió.
De Dubai, o presidente confirmou que deseja ir pessoalmente ao local.
FONTE: g1
Há 7 horas
Amanda Bambu desenvolve projeto cultura: Laboratório Itinerante de Fotografia SubversivaHá 8 horas
Secretaria de Meio Ambiente emite aviso para possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento em AlagoasHá 8 horas
57% dos brasileiros são contra a escala 6 por 1, diz pesquisaHá 8 horas
Dólar fecha a R$ 5,77 e tem o 12º dia consecutivo de queda, com recuo de 'tarifaço' de TrumpHá 8 horas
Casal é flagrado fazendo sexo em praça de Palmeira dos Índios