10/02/2023 às 14h51 - atualizada em 10/02/2023 às 19h17
Alberto Lima
Maceió / AL
Astartup alagoana Nosso Mangue, que atua no Pontal da Barra, em Maceió, foi a grande vencedora do Demoday BNDES Garagem. O prêmio, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reconhece negócios que geram impacto social e ambiental.
A premiação ocorreu no Rio de Janeiro, na noite da quarta-feira (8). O Nosso Mangue concorreu com outras 604 startups de negócios de impacto de todo o Brasil.
A startup alagoana oferece crédito de carbono comercializando lotes de mangues para indústrias e instituições para realização de compensação ambiental. Inicialmente, a solução prioriza a recuperação das ilhas do bairro do Pontal da Barra com intuito de resgatar as áreas degradadas nos ecossistemas dos manguezais.
A startup é umas das 15 propostas inovadoras que são apoiadas pelo Programa Geração do Hoje – Indústria (GdH-Indústria), uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
A iniciativa visa apoiar o empreendedorismo inovador, com metodologia de inovação aberta executada pelo Hub Senai de Inovação e Tecnologia.
A startup já tem resultados que mostram o impacto ambiental no bairro do Pontal da Barra. Mais de 10 mil mudas foram plantadas em uma área equivalente a quatro campos de futebol que antes era desmatada. Até o final de 2022, a startup recolheu mais de meia tonelada de resíduos sólidos da área de manguezal.
A CEO e fundadora do Nosso Mangue, Mayris Nascimento, explica que o foco de atuação da startup está na resolução de problemas socioambientais.
“Conseguimos atuar dentro de três problemáticas mundiais, desde o combate ou minimização da fome, desmatamento dos manguezais e mitigação dos gases de efeito estufa. O mangue tem essa capacidade de mitigar de 5 a 10% a mais dos gases de efeito estufa quando comparado aos outros biomas”, ressalta Mayris.
Incubadora
O ponto de partida do Hub Senai de Inovação e Tecnologia é transformar boas ideias em negócios inovadores. Além de servir como um ambiente de integração de startups, empresas, investidores e centros de pesquisa. Tudo isso com estrutura física, laboratórios, time qualificado, processos otimizados e integração com os Institutos Senai de Inovação e Institutos Senai de Tecnologia.
“Inovação e tecnologia devem estar a serviço das indústrias e da sociedade e o SENAI, em todo o país, está preparado para apoiar o desenvolvimento econômico regional e nacional”, destaca o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Jefferson Gomes.
FONTE: ASSESSORIA
Há 11 horas
Motorista perde controle de caminhão e capota na BR-101, em Igreja NovaHá 11 horas
Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida na Avenida João DavinoHá 11 horas
Prefeitura de Maceió sorteia mais 140 apartamentos do Residencial Parque da LagoaHá 16 horas
Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despedeHá 16 horas
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual