29/11/2022 às 20h07
Acta
MACEIO / AL
Fiscais da FPI do São Francisco foram flagraram na cidade de Inhapi, no Sertão de Alagoas, que a única escola que atende alunos da etnia Koiupanká funciona em estado precário. A operação constatou diversas irregularidades durante operação realizada na segunda-feira (28).
São três aldeias que fazem parte da comunidade Koiupanká, a Baixa Fresca, a Baixa do Galo e a Roçado, onde fica a escola Anselmo Bispo. Segundo os fiscais, a escola, que atende alunos das 3 aldeias, não oferece muitos recursos.
A cozinha é improvisada como sala de aula, os alunos sofrem com a dificuldades no abastecimento de água e o número de professores não é suficiente para atender a demanda. Os fiscais constataram ainda que os computadores não estão sendo utilizados porque não há local adequado para instalá-los.
A FPI informou que todas as deficiências constatadas na escola da aldeia vão ser cobradas ao Estado para que elas sejam reparadas o mais rápido possível.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ainda não se posicionou sobre o assunto.
O antropólogo do Ministério Público Federal (MPF), Ivan Soares Farias, explica que a Funai mantém uma interpretação restrita do artigo 231 da Constituição Federal, que estabelece que têm direito à demarcação apenas as comunidades que sempre ocuparam o respectivo território, diferentemente dos Koiupankás, que têm origem pernambucana e que estão em solo alagoano há 40 anos.
"Eles descendem da etnia Pankararu, e foram sendo expulsos de suas terras tradicionais ao longo dos anos, mas aqui estabeleceram vínculos, rituais, religiosidade e estão, portanto, ocupando uma nova área tradicional, pois já faziam parte, originalmente, de uma outra etnia. Cabe à Funai reconhecer esse direito, interpretando extensivamente o dispositivo constitucional", disse Farias.
Há 13 minutos
Manutenção afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na quarta (12)Há 44 minutos
PL pede à Casa Civil detalhes sobre despesas com JanjaHá 45 minutos
Peixamentos inserem espécies nativos no rio São FranciscoHá 51 minutos
Brasil espera EUA concretizarem taxação sobre aço para se manifestarHá 55 minutos
Casal que liderava o tráfico de drogas em Japaratinga morre em confronto com a PM