11/02/2021 às 12h00 - atualizada em 11/02/2021 às 09h15
/
O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e a crise que passamos é um potencializador dos problemas desse mercado. O que significa que os profissionais precisam, obrigatoriamente, se tornarem ainda mais qualificados e prontos para enfrentar as mais diversas situações dentro das empresas. E essas qualificações precisam ser organizadas no currículo para que o avaliador possa identificar as competências que irão contribuir para o melhor desempenho da empresa.
Estas informações aparecem no currículo na parte que chamamos de resumo ou perfil profissional. Esse item vem antes das suas experiências anteriores e deve ser objetivo, coerente, honesto e “vender” bem o seu “eu profissional”. É basicamente o seu cartão de visitas no currículo.
Como criar uma apresentação/resumo?
Montar este resumo profissional parece algo simples, mas precisa ter muito mais que simplesmente palavras soltas. É preciso montar estrategicamente esta parte da sua apresentação usando alguns elementos chave.
1) Determine seu objetivo profissional - A primeira coisa é entender o que você deseja para sua carreira. Faça algumas perguntas para você mesmo:
Somente depois de se analisar, que é a etapa mais importante, pois trata-se de autoconhecimento, é possível escolher o objetivo correto para seu currículo.
Mas atenção: escolha um único objetivo para colocar em sua apresentação. Não coloque “redator ou analista de mídia”. Seja específico, já que um perfil muito genérico não costuma ser tão bem-visto pelos recrutadores quanto um perfil mais especialista.
2) Quais itens colocar no resumo profissional?
Cada palavra deve ser muito bem pensada, de maneira cirúrgica, para que você conquiste o avaliador. As partes indispensáveis são:
Depois de escolher os itens principais, veja como organizar estes itens de modo que o avaliador tenha a atenção totalmente voltada para o objetivo real do seu currículo: mostrar quem você é.
E sempre que existem as recomendações do que colocar no currículo, existe também a recomendação do que não fazer: evite usar adjetivos, não minta e seja realista.
Prepare o seu currículo com empenho, invista dias nessa preparação. Somente dessa forma você aumenta as chances de ser convidado para uma entrevista de emprego.
Manda Jobs
Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.Há 10 horas
Amanda Bambu desenvolve projeto cultura: Laboratório Itinerante de Fotografia SubversivaHá 11 horas
Secretaria de Meio Ambiente emite aviso para possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento em AlagoasHá 11 horas
57% dos brasileiros são contra a escala 6 por 1, diz pesquisaHá 11 horas
Dólar fecha a R$ 5,77 e tem o 12º dia consecutivo de queda, com recuo de 'tarifaço' de TrumpHá 11 horas
Casal é flagrado fazendo sexo em praça de Palmeira dos Índios