21/01/2021 às 11h50 - atualizada em 21/01/2021 às 17h02
/
Já vai fazer alguns anos que o LinkedIn se tornou uma rede social indispensável para quem quer conseguir um emprego e ter uma carreira de sucesso. Mas não basta apenas criar uma conta e fingir que já tem um perfil. Vai muito mais além disso. Esta rede social precisa ser utilizada com verdadeiro empenho, dedicação e como uma ferramenta mais que fundamental para quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho.
O LinkedIn é uma rede social profissional que hoje é administrada pela Microsoft. Ela serve principalmente para que pessoas e empresas possam trocar informações, artigos, postagens, vídeos e muitas outros assuntos ligados ao dia a dia de uma empresa e para que candidatos e empresas se conheçam melhor. Sim, pode-se dizer que o LinkedIn é uma rede social que serve para conseguir emprego. Mas vai muito além disso.
O LinkedIn está sendo utilizado como um cartão de visitas do candidato, ou como uma extensão do currículo. É justamente lá que os recrutadores das empresas buscam conhecer mais profundamente os candidatos.
Vale o lembrete que não é o lugar para postar fotos com os amigos, com a "galera", em um bar ou em uma festa. Aqui só se deve postar situações, vídeos, fotos e artigos que tenham a ver com o
Quais as configurações corretas do LinkedIn?
1) Foto de capa - é a foto que fica na parte superior do seu perfil. Não é uma foto para por seu rosto, mas sim uma imagem que represente você, sua função, sua profissão, algo pessoal que seja relevante e que faça sentido frente a sua profissão. Escolha pensando no seguinte: a sua foto de capa não é o ponto mais importante do seu perfil.
2) Foto de perfil - esta sim é a foto do seu rosto. Escolha uma foto aonde você está com o rosto tranquilo, com um sorriso leve. A foto deve estar nítida e seu rosto deve ocupar cerca de 3/4 do espaço total. Não use fotos sociais, que você precise recortar algo. Prepare algo exclusivo, que sejacapaz de demonstrar compromisso e responsabilidade. A roupa fica a critério da sua área de atuação.
3) Nome - não usar nenhum tipo de capacitação nem mesmo (e principalmente não) a indicação que você está procurando um emprego. Apenas nome e sobrenome
4) Título - é um campo muito importante! Ele aparece em todas as interações que você faz dentro do LinkedIn. Desde um simples comentário até um lugar de destaque dentro do seu perfil. Por tanto, escolha muito bem as palavras que você irá usar nesse campo. Use palavras-chave que representam você e a profissão que você exerce. Você precisa saber exatamente o que as pessoas querem saber de você. Aquilo que teria maior impacto no leitor e que faça com que você seja imediatamente identificado.
5) Sobre - é o resumo de quem você é. Simplesmente uma das partes mais importantes do seu LinkedIn. É através dele que você pode se vender, de maneira resumida, mostrando de uma maneira estratégica os pontos mais relevantes da sua vida pessoal e o que você julga como sendo o essencial que as pessoas saibam da sua vida profissional. Escolha muito bem as palavras. Conte uma história e atraia a atenção das pessoas escolhendo as palavras-chave que representem bem o profissional que você é. Não coloque que você está em busca de um emprego aqui, ok? Não é o melhor local para isso.
6) Competências - as empresas buscam cada dia mais pessoas que tenham as competências necessárias para tornar o trabalho mais rentável e produtivo. E, por consequência, trazer mais resultados para a empresa. E a melhor forma de garimpar pessoas competentes e que tragam os resultados que as empresas precisam e desejam é através das competências de um candidato. Portanto, procure preencher o campo de competências de maneira que represente melhor quem você é e aquilo que você é capaz de entregar. Pode ter certeza que é o campo das competências que irá trazer o maior número de visitas ao seu perfil por parte das emrpesas que estão contratando.
7) Movimentação - do mesmo jeito que uma rede social do nosso dia a dia, quanto mais usamos, mais somos vistos. E quanto mais sermos vistos, mais chances temos de gerar conexões com as pessoas. E mais conexões significa maiores chances de você se aproximar de pessoas que possam ajudar você a chegar aonde você deseja, seja um emprego ou uma promoção. Portanto, use e abuse do LinkedIn. Poste fotos, artigos, curta, comente, compartilhe o maior número de coisas que contribuam para demonstrar que você é um bom profissional, interessado e que procura estar sempre atento ao que está acontecendo no mercado
Movimente diariamente seu perfil. Demonstre interesse em ter o LinkedIn como principal aliado no processo de recolocação no mercado de trabalho edesenvolvimento da sua carreira. E não vale dizer que não tem tempo. Sempre temos como achar um tempinho para cuidar do nosso presente e futuro.
Assista ao Manda Jobs desta semana:
Manda Jobs
Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.Há 9 horas
Amanda Bambu desenvolve projeto cultura: Laboratório Itinerante de Fotografia SubversivaHá 9 horas
Secretaria de Meio Ambiente emite aviso para possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento em AlagoasHá 10 horas
57% dos brasileiros são contra a escala 6 por 1, diz pesquisaHá 10 horas
Dólar fecha a R$ 5,77 e tem o 12º dia consecutivo de queda, com recuo de 'tarifaço' de TrumpHá 10 horas
Casal é flagrado fazendo sexo em praça de Palmeira dos Índios